Pelotas: Beneficência Portuguesa irá inaugurar seu novo Centro Cirúrgico

Espaço diferenciado e de alta tecnologia trará grande impacto aos atendimentos em Pelotas e região. (Foto: Divulgação/Beneficência Portuguesa)

O Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Beneficência apresentará o Centro Cirúrgico Comendador Francisco Serra, que chega para aperfeiçoar o atendimento em saúde oferecido a toda região Sul do Rio Grande do Sul. Com estrutura altamente tecnológica e moderna, o espaço, com cerca de mil metros quadrados, conta com seis salas cirúrgicas amplas, incluindo uma sala híbrida. O Centro Cirúrgico com capacidade para prestar serviços de pequena, média e alta complexidade, esta última, seu grande diferencial.

A inauguração ocorrerá na próxima sexta-feira (18), às 19h, em evento restrito a convidados, autoridades e imprensa.

O projeto iniciou-se em 2018 e foi pensado para garantir maior segurança ao paciente, além de oferecer conforto a médicos, equipes de enfermagem e apoio, assim como familiares e acompanhantes. Isso tudo é aliado à estrutura de apoio de um Hospital completo e que possui 164 anos de atuação. Com uma equipe de 80 colaboradores, além de uma equipe de cirurgiões cobrindo as mais variadas áreas de especialização, o Centro Cirúrgico Comendador Francisco Serra estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para procedimentos de urgência, emergência e eletivos.

Alta tecnologia

O grande diferencial da nova estrutura é a alta tecnologia. Com torres de vídeo e interoperabilidade de equipamentos interligados com os mais modernos softwares da área da saúde, o sistema facilitará o trabalho das equipes, gerando maior conforto e mais rápida recuperação aos pacientes. Além disso, o sistema de dados proporcionará melhor gestão do espaço, gerando maior celeridade e, consequentemente, ampliando a capacidade de prestação de serviços cirúrgicos à comunidade.

Às famílias do paciente, uma sala de espera exclusiva irá proporcionar atualizações em tempo real, informando em que fase o processo operatório está. Neste espaço, que visa trazer conforto, haverá também uma sala pós-cirúrgica, em que os acompanhantes e os profissionais envolvidos no procedimento poderão conversar sobre o procedimento.

Segurança ampliada

O novo Centro Cirúrgico contará com um sistema de reconhecimento facial para médicos e colaboradores, fazendo com que nenhuma pessoa sem autorização consiga acessar o espaço. Dessa maneira, tanto equipes quanto pacientes contarão com maior segurança, geral e biológica.

Uma outra novidade, tecnológica e de segurança, é que a dispensação de medicações e demais itens necessários será toda digital, via código de barras, oferecendo maior rastreabilidade. Isso impacta diretamente na transparência e agilidade na prestação de contas médicas ao SUS, convênios e atendimentos particulares, além da segurança do paciente, já que diminui a possibilidade de erro humano.

Atendimentos
A Sala Híbrida é uma sala cirúrgica exclusiva que é referência para procedimentos vasculares. Isso significa que procedimentos pouco invasivos podem ser feitos, utilizando o recurso de imagem, via catéter. E, por ser híbrida e localizada dentro do Centro Cirúrgico, caso haja a necessidade de tornar o procedimento mais invasivo, a sala também está pronta para a realização.

Os demais espaços estão preparados para procedimentos de pequena, média e alta complexidade, o que inclui áreas como a cardiologia e neurologia, entre outros, e de urgência e emergência. A operacionalidade do Centro Cirúrgico seguirá os padrões de atendimento da Beneficência Portuguesa de Pelotas, atendendo pacientes SUS, privados e de convênios.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome