Outubro Rosa: UBS Getúlio Vargas disponibiliza atendimentos para população feminina em Pelotas

Ações organizadas pela Prefeitura estimulam a busca pela promoção à saúde da mulher. (Foto: Michel Corvello)

Esta quarta-feira (19) foi um dia diferenciado e dedicado à mobilização em busca de prevenção para a saúde da mulher no bairro Getúlio Vargas. Dentro da programação do Outubro Rosa, a UBS da localidade realizou diversos atendimentos para a população feminina.

Ao longo do dia, foram disponibilizados serviços, como encaminhamento e realização de exames pré-câncer, solicitação de mamografias, orientação ao auto exame de mamas e testes rápidos. As ações ainda contaram com distribuição de pipoca às pacientes e serviços de beleza, como de corte de cabelo.

Até as 9h, mais de 30 mulheres já tinham sido atendidas. Dentre elas, a dona de casa Carmen Assis, de 46 anos, que destaca e valoriza muito a prevenção. “É muito importante ter esses dias específicos pra atender as mulheres, porque quem já perdeu alguém próximo com câncer, como eu que perdi minha mãe, no ano passado, precisa procurar ajuda e prevenir, isso facilita bastante”, ressaltou.

Para Débora dos Santos, que responde pela equipe de médicos da UBS Getúlio Vargas, o acompanhamento e os cuidados com a saúde das mulheres devem ocorrer o ano todo, mas essa data é importante porque já é simbólica e de mobilização. “Com essas ações, a gente consegue estimular o trabalho preventivo. Os exames de mamografia e de coleta, de pré-câncer de colo de útero, são um tipo de rastreamento de prevenção secundária, que buscam identificar, ainda que sem sintomas, algum indício precoce, antes de alguma evolução”, apontou a médica.

Ainda conforme a profissional, as orientações do Ministério da Saúde indicam que as mulheres devem fazer a coleta do pré-câncer entre 25 e 64 anos, a cada dois anos, com pelo menos uma consulta ginecológica anual. Já a mamografia, salvo os casos mais específicos e individuais, deve ser feita pelas mulheres com idades entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

O dia de atenção à saúde da mulher contou com uma equipe de cerca de 30 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos, assistente social, agentes comunitários de saúde e estudantes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome