A massagem é uma prática milenar que oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental, tais como relaxamento da musculatura, alívio de estresse, melhor circulação sanguínea e linfática e combate à fadiga, conforme explica a fisioterapeuta e docente do Senac Pelotas, Cibele Borges. Ela afirma que em resposta à rotina diária, “muitas vezes as pessoas precisam parar e ter um tempo para se reconectarem com si mesmas e a terapia manual através da massagem faz esse papel”.
A docente salienta que o toque terapêutico contribui significativamente para uma melhor qualidade de vida, uma vez que não trata apenas sintomas físicos, mas a pessoa como um todo. “O ser humano não é feito por partes, é um ser integral e o bem-estar físico anda junto com o bem-estar mental”, ressalta. Ela aponta que a massagem também é uma troca de energia e é necessário que haja sintonia e conexão entre o profissional e o cliente.
Cibele destaca que durante as aulas do curso de massagista são trabalhados diversos tipos de massagem, voltados tanto para estética quanto para saúde. “Temos aulas sobre massagem relaxante, massagem terapêutica, massagem desportiva, massagem modeladora, drenagem linfática e quick massage”, descreve. Ela diz que essa abordagem abrangente é o diferencial da formação, que prepara os alunos para o mercado de trabalho, saindo habilitados “para trabalhar tanto em clínicas de estética, com grupos esportivos ou como profissionais liberais”.
A professora comenta que a capacitação é voltada para quem deseja contribuir com a melhora do estado físico e mental das pessoas e pondera que aqueles que desejam ingressar devem estar cientes de que o curso “é vinculado à área da saúde então, terá muita aula de anatomia e fisiologia antes da prática”.
Sobre o mercado de trabalho para massoterapeutas, Cibele declara que a área é promissora e as possibilidades são variadas, podendo atuar no ramo de estética, em casas de repouso, clínicas de terapias holísticas, academias e clubes, de forma autônoma ou junto a outros profissionais da saúde como médicos e fisioterapeutas.
E para quem possui interesse na área, o Senac Pelotas está com inscrições abertas para o curso de Massagista. As aulas iniciam no dia 11 de setembro e os interessados podem se inscrever acessando o site ou comparecendo presencialmente na escola, que fica localizada na rua Dom Pedro II, 901, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-8889 ou pelo WhatsApp (53) 99198-7273.