A chuva que atingiu Pelotas durante o sábado (6), não foi capaz de assustar os públicos aptos a receberem a imunização contra o vírus Influenza. Com diversos pontos de vacinação, em diferentes locais da cidade, a campanha do Dia D alcançou um total de 2.064 doses aplicadas. Considerando as condições climáticas, o número é satisfatório e representa mais proteção para os públicos que fazem parte dos grupos prioritários.
Todos os pontos de imunização do Município atuaram durante o final de semana, em funcionamento atípico, estendendo seus expedientes a fim de alcançar um maior público durante a campanha. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), tanto da zona urbana, quanto da zona rural, também fizeram parte das ações do Dia D as bancas 16 e 17 do Mercado Central, o Centro de Especialidades e o Ambulatório da UCPel.
De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde, Aline Machado, os números finais superaram as expectativas das equipes. “As pessoas atenderam o apelo de vacinação do Dia D. Mesmo com a chuva tivemos um comparecimento muito satisfatório. Pensamos que o mau tempo poderia atrapalhar, mas no fim das contas superou as nossas expectativas. Vacinamos mais de duas mil pessoas dos grupos prioritários”, destacou a gestora.
A vacina contra a gripe segue disponível para o público apto a receber o imunizante, de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs de Pelotas, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h (com exceção das UBSs Balsa e Jardim de Allah que atendem exclusivamente pela manhã); no Mercado Central das 8 às 17h; e no Centro de Especialidades das 8 às 17h. Aos sábados, a imunização pode ser recebida no Mercado Central das 8h30min às 12h30.
Quem pode se vacinar
Até uma nova atualização, seguem aptos a receberem a vacina contra a gripe todos os grupos prioritários, os quais representam crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas de seis a 59 anos com comorbidades; quem tem deficiências permanentes de seis a 59 anos; gestantes e puérperas; profissionais da saúde; idosos com 60 anos ou mais; profissionais da educação, das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; e trabalhadores dos transportes rodoviário e portuário.