A maior parte das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), com alvará sanitário em dia junto à Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), participou do Seminário de Qualificação promovido pela Prefeitura, voltado ao aprimoramento de cuidados, à prestação de serviços e ao cumprimento da legislação, com a finalidade de oferecer conforto, segurança e bom atendimento ao público residente nos estabelecimentos. Ao todo, são 56 registrados.
A realização periódica de eventos como o Seminário, segundo o chefe de Departamento da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro Jorge Júnior, foi o principal encaminhamento do encontro. A partir de agora, equipes do Município vão elaborar novas programações, para dar continuidade à qualificação.
O Seminário de Qualificação das ILPIS, aberto pela secretária de Saúde, Roberta Paganini, realizou-se no auditório do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, na manhã desta quarta-feira (4), contando com a presença de organizadores e de representantes das instituições. Os assuntos em destaque na pauta giraram em torno das condições higiênico-sanitárias, alimentação, atenção e cuidados com os idosos.
Além da secretária Roberta, pronunciaram-se o presidente e o vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão e Willi Wetzel Júnior; integrantes da equipe da Visa municipal, Sidnei Louro Jorge Júnior, Olga Montenegro e Rita de Cassia Gonzales; a Vigilância Epidemiológica da SMS, diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado; a nutricionista do Asilo de Mendigos de Pelotas, Lígia Krolow: e a enfermeira da Secretaria de Saúde e professora das Faculdades Anhanguera, Anna Casalinho.