Hospital Escola de Pelotas recebe curso para gestantes

A atividade é gratuita e aberta à comunidade. (Foto: Freepik)

Uma parceria entre a Faculdade de Enfermagem, por meio do projeto Oxitocinando e o Hospital Escola da UFPel promove, em segundas-feiras de março e abril, curso para gestantes. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, não sendo preciso estar realizando o pré-natal no HE.

A atividade, ação do projeto “Oxitocinando: potencializando a promoção da saúde materno-infantil”, que consiste em uma estratégia de cuidado multiprofissional, cujo objetivo é proporcionar um espaço para troca de experiências e informações acerca das vivencias que permeiam o ciclo gravídico-puerperal, entre gestantes, acompanhantes, profissionais e acadêmicos de saúde.

Com a colaboração de profissionais e acadêmicos das áreas de enfermagem, serviço social, psicologia, educação física e fisioterapia, serão abordadas temáticas diversificadas, como modificações locais e gerais no organismo materno; desenvolvimento fetal; trabalho de parto e parto; medidas não farmacológicas de alívio da dor; puerpério; amamentação; cuidados com recém-nascido; direitos da gestante e puérpera. Além disso, haverá o sorteio de ensaio fotográfico e de pintura de ventre entre as participantes com mais de 75% de presença.

E não são apenas gestantes as convidadas para participar do curso: podem estar nas atividades acompanhantes da preferência da grávida, como o pai do bebê ou outro familiar ou amigo. A organização alerta que é necessário o uso de máscara.

Os encontros ocorrerão no auditório do Hospital Escola, uma vez por semana, nas segundas-feiras: 20 e 27 de março e 3, 10, 17 e 24 de abril.

Programação

1° Encontro (20/03):

– Modificações e adaptações no corpo materno na gestação
– Ergonomia e atividade física na gestação
– Reiki

2° Encontro (27/03):

– Sinais de trabalho de parto e parto
– Métodos não farmacológicos de alívio da dor

3° Encontro (03/04):

– Sentimentos comuns na gestação
– Direitos da gestante e do bebê

4° Encontro (10/04):

– Conversa com a pediatra
– Cuidados com o recém-nascido

5° Encontro (17/04):

– Sentimentos comuns no puerpério
– Dialogando sobre a amamentação

6° Encontro (24/04):

– Ensaio fotográfico e pintura de ventre (*sorteio)
– Dança Circular

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome