Doações via imposto de renda contribuem na qualificação do atendimento na Santa Casa de Pelotas

Equipamentos foram adquiridos por meio de recursos obtidos com o projeto. (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Pelotas é fruto de muito trabalho e dedicação de diversas gerações, profissionais capacitados, equipes experientes e ambiente acolhedor para pacientes e acompanhantes. Mas grande parte do sucesso da instituição mais antiga de Pelotas é consequência de grandes parcerias e da mão amiga da comunidade.

Através da Lei de Incentivo aos Direitos do Idoso, a Santa Casa de Pelotas lançou o projeto: Qualificando a Saúde do Idoso na Rede Hospitalar Regional. O projeto teve como objetivo adquirir equipamentos e materiais hospitalares por meio de doações via Imposto de Renda (IR), beneficiando a recuperação de pacientes idosos da Santa Casa.

Os equipamentos como, camas motorizadas, poltronas para acompanhantes, mesas auxiliares e diversos outros itens para fisioterapia já estão sendo usufruídos pelos usuários e equipes da assistência alocadas em unidades de internação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a coordenadora do escritório de Projetos da Santa Casa, Mauren Wenzke, “a doação de empresas e pessoas físicas através das Leis de Incentivo Fiscal é um ato de extremo valor, pois as mesmas têm a possibilidade de fomentar ações, principalmente na área da saúde, que beneficiam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através da destinação de parte do seu imposto para projetos aprovados pelos Conselhos Municipais e idealizados pelas entidades, os quais em sua grande maioria possuem o objetivo de adquirir equipamentos e materiais permanentes, qualificando consideravelmente os serviços e o parque tecnológico das instituições de saúde de Pelotas e Região Sul”.

Mesa auxiliar também integra as aquisições. (Foto: Divulgação)

As doações causam real impacto positivo no cotidiano da Instituição, tanto para a estrutura e ambiente quanto para qualificação no desempenho das equipes, conforme aponta a Gerente de Enfermagem do Hospital, Kátia Zielke. “O projeto promoveu condições para doação de equipamentos assistenciais, que favoreceram  para a enfermagem  prestar um atendimento com mais qualidade, segurança e conforto,  de modo a atender às necessidades  especiais deste público tão especial e importante. As camas permitem o transporte com segurança e conforto, assim como facilitam a mobilidade dos pacientes no leito, já as cadeiras propiciaram que a equipe de enfermagem possa sentar o paciente confortavelmente. As mesas auxiliares servem de suporte para que a equipe possa organizar os materiais para o cuidado à beira leito”.

Para o cozinheiro José Acosta da Silva, que estava acompanhando sua mãe na Unidade de Internação São Paulo, a doação foi de extrema importância. “Aqui no quarto 502 onde minha mãe estava hospitalizada, nós, acompanhantes, recebemos poltronas novas. Será um material de utilização nosso, está sendo bem-vindo para todos nós essas cadeiras novas que irão nos proporcionar melhor acomodação dentro dos nossos hospitais“.

 As aquisições e melhorias referentes ao Projeto só puderam ocorrer devido às doações, via Imposto de Renda, de empresas e pessoas parceiras, que decidiram deixar parte do seu IR em Pelotas e, consequentemente, salvando vidas e beneficiando inúmeras pessoas.

Entre os doadores estão – Lifemed, Irmãos Jouglard, Macromercado Treichel, Havan S.A, BRDE, Josapar, Jorge Luiz Martins, Mário Zanetti,  Bento Zanetti, Sérgio Faccini Silva, Lilia Sichmann Del Aguila, João Carlos Medeiros Madail, Cleusa Maria Tavares Conceição.

Mais informações podem ser em contato com o setor de Projetos da Instituição, pelos números (53) 3284-4741, (53) 99178-1068 (Whatsapp e ligação) e no e-mail: [email protected]

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome