Depois de 19 meses e mais de 16 mil atendimentos, a Central de Teleconsulta Covid de Pelotas será desativada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço prestado pelo telefone 0800-6485319 funcionará até sexta-feira (12) às 18h. Depois dessa data, quem ligar ouvirá uma mensagem informando os locais disponíveis para receber o público.
Conforme a coordenadora do setor de Teleatendimento da SMS, Ângela Roberta Lima, o serviço tem registrado procura muito baixa diante do momento da pandemia. “Nos últimos dois meses, fizemos, em média, três atendimentos por turno. Sabemos que isso se deve, principalmente, ao sucesso da campanha de vacinação no Município”, afirmou Ângela.
Atendimentos e profissionais
Em um ano e sete meses, foram realizados 16.231 atendimentos e 1.140 pacientes foram acompanhados em isolamento domiciliar, além de 1.193 exames de PCR terem sido solicitados e coletados no domicílio pela Vigilância Epidemiológica da SMS.
A Central contou com a parceria das universidades Federal e Católica de Pelotas, do Hospital Escola (HE/UFPel) e da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel).
A equipe que desenvolve o trabalho na Central de Teleconsulta Covid é composta, atualmente, por três médicos, uma enfermeira e três psicólogos, que serão encaminhados a outros setores da rede de saúde do Município, para atuação em suas respectivas funções. Parte irá compor uma equipe que está sendo montada para desenvolver teleatendimento em saúde mental, para pacientes com sequelas e perdas causadas pela Covid-19.