Covid-19: cadastro para vacinação de acamados com comorbidades já está disponível em Pelotas

Vacinação para idosos no colégio Pelotense (Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas)

A plataforma para cadastro de pessoas acamadas que possuem as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 já está disponível no site da Prefeitura de Pelotas. A imunização em domicílio, contra o coronavírus, para quem está impedido de sair de casa, é exclusiva para o público com idades entre 59 e 18 anos e seguirá o calendário organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dividido por faixa etária.

Poderão se registrar para receber a vacina, pessoas com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, restritas ao leito; e pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), restritas ao leito.

Para efetuar o registro na plataforma, os pacientes ou seus responsáveis têm de informar dados pessoais de quem será vacinado – como nome, idade e endereço – e qual comorbidade possui. Todos deverão anexar o atestado padrão confeccionado pelo Município (que pode ser retirado nos serviços de saúde, públicos e privados, e nas Unidades Básicas de Saúde, no turno da tarde, das 13 às 17h), exceto pelas pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC. Para essas, será solicitado apenas o comprovante do benefício, obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, no site do INSS.

A SMS reforça que não irá às residências, para aplicar a vacina, das pessoas que não anexarem o atestado padrão ou comprovante do benefício, para o caso dos pacientes com Deficiência Permanente cadastrados no BPC na plataforma.

A secretária de Saúde, Roberta Paganini, ressalta que só devem se cadastrar as pessoas acamadas restritas ao leito, ou seja, que não podem deixar a sua residência. Por isso, as visitas domiciliares não serão agendadas, apenas seguirão o cronograma anunciado pela Prefeitura.

O que é preciso saber antes de se cadastrar
Não devem se vacinar menores de 18 anos, além de pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 e quem já apresentou reação anafilática confirmada a qualquer componente das vacinas. Pessoas menores de 18 anos e maiores de 59 não devem realizar o registro na plataforma.

O adiamento da aplicação do imunizante é recomendado para: pessoas que apresentaram doenças agudas febris moderadas ou graves; pessoas com suspeita clínica de Covid-19; e quem estiver com infecção confirmada.

Considerando que está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, que possuem as comorbidades definidas, as mesmas não devem se cadastrar na plataforma para acamados neste momento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome