Pelotas: Rincão da Cruz recebe curso de Processamento de Peixes

Em dois dias de aulas práticas e teóricas, produtores receberão formação para preparar o pescado (Foto: Igor Sobral/Prefeitura de Pelotas)

Produtores e produtoras rurais da Comunidade São Mateus, 8º Distrito, Rincão da Cruz, receberão curso de Processamento de Peixes. As aulas serão ministradas na quinta-feira (12) e na sexta (13), com conteúdos teórico e prático. A oportunidade de formação para moradores do interior é resultado de parceria entre a Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Doze moradores da localidade formarão a turma de homens e mulheres. Aprender técnicas de filetagem, salga, acondicionamento para armazenagem, limpeza do pescado, corte em postas e outras capacitará os alunos ao preparo do peixe para atender preferências de consumidores.

Outras formações
Ainda em setembro, a parceria SDR/Senar garantirá mais um curso: Tortas e Docinhos. A nova edição contemplará moradoras da Comunidade São Pedro, Colônia Ramos, 3º distrito, Cerrito Alegre.

Na primeira semana do mês, produtoras rurais do 6º distrito, Santa Silvana, participaram da formação em Tortas e Docinhos. Agora, estão capacitadas para produção de confeitaria para beneficiar a própria família e para comercialização.

Para outubro, estão reservadas aulas de Panificação Caseira, nos dias 23, 14 e 15, no 6º distrito, Santa Silvana. A formação de Inclusão Digital chegará para duas localidades da zona Rural – Cerrito Alegre (6º distrito) e Quilombo (7º). As datas ainda serão confirmadas.

A SDR já enviou ao Senar a listagem de cursos pretendidos para o ano de 2020. Conforme preferência de agricultores de diversas localidades do interior, são pleiteadas 27 capacitações.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome