Pelotas: Raça Angus estreia pista de julgamentos da primeira Fenagen com qualidade

Os 54 exemplares entraram em pista na Associação Rural de Pelotas em uma avaliação que foi marcada pela qualidade. (Foto: Edu Rickes)

Primeira raça a entrar em pista nos julgamentos da 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), nesta quinta-feira (1º), a Angus chegou com 54 exemplares que desfilaram sobre a pista montada na Associação Rural de Pelotas (RS), palco do evento que comemora os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Sob o olhar do inspetor técnico das raças Angus, Brangus e Ultrablack, o médico veterinário Adevolmir Lima da Silva, que também é avaliador do Promebo, jurado da raça, o julgamento durou a manhã e parte da tarde. Conforme Lima da Silva, a Fenagen é uma exposição extremamente diferente onde passam os melhores animais avaliados geneticamente dentro do Promebo. “Aliado à uma avaliação fenotípica, vejo que foi um divisor de águas dentro da raça, com os melhores animais. Podemos dizer que foi plantado com muito sucesso o embrião, uma semente daquilo que vai ser o futuro das exposições de animais, onde aliamos o fenótipo com o genótipo”, destacou.

Nas fêmeas, o grande campeonato de melhor terneira da raça ficou com o expositor Fábio Langlois Ruivo, da Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS). Já a grande campeã fêmea jovem veio do expositor Vinícius Bortolozzo, da Cabanha Bortolozzo, de Bom Jesus (RS). Nos machos, o título de grande campeão terneiro ficou com o expositor Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva, da Cabanha Santa Nélia, de Jaguarão (RS), enquanto o grande campeão touro jovem foi para a parceria Rotta Assis, Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS).

A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome