Primeira raça a entrar em pista nos julgamentos da 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), nesta quinta-feira (1º), a Angus chegou com 54 exemplares que desfilaram sobre a pista montada na Associação Rural de Pelotas (RS), palco do evento que comemora os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
Sob o olhar do inspetor técnico das raças Angus, Brangus e Ultrablack, o médico veterinário Adevolmir Lima da Silva, que também é avaliador do Promebo, jurado da raça, o julgamento durou a manhã e parte da tarde. Conforme Lima da Silva, a Fenagen é uma exposição extremamente diferente onde passam os melhores animais avaliados geneticamente dentro do Promebo. “Aliado à uma avaliação fenotípica, vejo que foi um divisor de águas dentro da raça, com os melhores animais. Podemos dizer que foi plantado com muito sucesso o embrião, uma semente daquilo que vai ser o futuro das exposições de animais, onde aliamos o fenótipo com o genótipo”, destacou.
Nas fêmeas, o grande campeonato de melhor terneira da raça ficou com o expositor Fábio Langlois Ruivo, da Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS). Já a grande campeã fêmea jovem veio do expositor Vinícius Bortolozzo, da Cabanha Bortolozzo, de Bom Jesus (RS). Nos machos, o título de grande campeão terneiro ficou com o expositor Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva, da Cabanha Santa Nélia, de Jaguarão (RS), enquanto o grande campeão touro jovem foi para a parceria Rotta Assis, Estância Tradição, de Santa Vitória do Palmar (RS).
A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.