A Corte do Pêssego exibiu os novos trajes nesta terça-feira (8), no Salão Nobre do Paço Municipal. Na ocasião, a rainha Jordana Kickhofel da Silva e a princesa Bruna Chagas Félix expuseram as novas vestimentas aos presentes. Além disso, foi abordado pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB) e demais autoridades envolvidas na preparação do evento a programação da 9ª Quinzena do Pêssego, prevista para acontecer de 25 de novembro a 9 de dezembro e da Festa e abertura da colheita, no dia 4 de dezembro.
Entre as novidades deste ano está o retorno da abertura oficial da colheita e da Festa Municipal do Pêssego, com atrações diversificadas. O evento está marcada para o dia 4 de dezembro, na Vila Nova, 7º distrito, Quilombo, na localidade Vila Nova, a partir das 10h. A organização está a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição
Antes, em 25 de novembro, haverá o lançamento oficial da abertura da 9ª Quinzena, em solenidade no largo do Mercado Central, às 10h, com o início da Feira Municipal do Pêssego que, até o dia 9 de dezembro, contará com bancas no Centro e bairros para venda direta do produtor ao consumidor.
No evento desta terça-feira (8), após as falas do vice-prefeito, do presidente da Associação dos Produtores de Pêssego, Mauro Rogério Scheunemannm, da representante dos organizadores da festa na Vila Nova, Ana Cristina Betemps, do gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, e do vereador Paulo Coitinho (Cidadania) a respeito da importância e das expectativas para a 9ª Quinzena do Pêssego, ocorreu o desfile da Corte, mostrando seus trajes, desenvolvidos especialmente para a rainha e a princesa. Por fim, o vice-prefeito recebeu das soberanas da festa uma cesta, contendo a fruta que dá vida ao evento, além de outros derivados.
Barz salientou a importância da ocasião para o município e os produtores rurais. “Pelotas responde, no país, por 90% da produção. O pêssego é a principal cultura das pequenas propriedades do nosso município, envolvendo a atividade de 600 famílias em três mil hectares, com produção de 30 a 40 milhões de quilos por ano. A Quinzena do Pêssego tem por objetivo aumentar as vendas dos produtos in natura direto para a mesa do consumidor”, declarou.
A produção estimada para a safra 2022 é de mais de 30 mil toneladas da fruta. A 9ª Quinzena do Pêssego é programada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e pela Emater/RS-Ascar. A organização conta com apoio e participação da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas e da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul.