O programa Duas Safras, encabeçado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com outras instituições ligadas ao setor agropecuário, entre elas, a Embrapa, será apresentado aos produtores da Zona Sul do estado durante seminário em Pelotas. O evento ocorre na terça-feira (12), a partir das 8h, na sede campestre do Centro Português 1º de Dezembro, no Recanto de Portugal.
O presidente do Sindicato Rural de Pelotas (SRP), Fernando Rechsteiner destaca a importância da participação dos produtores rurais da região nesta atividade. “A ideia é trazer para a região Sul, a produção de milho como mais uma alternativa de renda para os produtores”, explica. Segundo ele, junto com a produção de milho vem a de carne, principalmente suínos e aves, a exemplo da produção de bovinos que já tem uma integração lavoura-pecuária, com pastagens de inverno de excelente qualidade, diz. “O que está nos faltando é trazermos para a região e estado uma produção maior de carne de aves e suínos, que têm mercado externo ávido em consumir estes produtos”.
Ele explica que o milho é matéria-prima fundamental para a alimentação desses animais e, por isso, o projeto visa o aumento da produção do grão e outras culturas de inverno para o fortalecimento desta cadeia de produção. “Estamos em região privilegiada em termos de solo, mananciais de água doce próximos às áreas de produção e também logística, pela proximidade do porto e, precisamos aproveitar isso para o desenvolvimento agropecuário e também a atração de indústrias”, ressalta.
Entre os temas a serem abordados na programação do evento estão Cenários Econômicos e Mercadológicos, a pecuária em sistemas integrados de produção, produção de milho e sistema sulco-camalhão em terras baixas.
As inscrições para a Etapa Sul do Seminário Duas Safras – Mais Produção o Ano Inteiro podem ser feitas até segunda-feira (11), no site http://www.senar-rs.com.br/inscricao/. A entrada é franca e destinada a produtores, técnicos, lideranças, empresas vinculadas ao agronegócio e demais interessados.