Será realizada a primeira Feira Nacional da Genética Bovina, a Fenagen, em Pelotas. O evento acontecerá de 31 de julho a 4 de agosto na Associação Rural.
De acordo com a superintende da Associação Nacional de Criadores (ANC), Silvia Freitas, a Feira tem o intuito de comemorar os 50 anos do Promebo, um programa de melhoramento genético de bovinos. “Ela é uma feira com um grande diferencial em termos de julgamento. Atualmente, a maioria dos julgamentos se dão com base no fenótipo dos bovinos, o perfil visual deles, e a gente está trazendo a genética, o valor genético agregado de cada animal”, explica Silvia.
A Fenagen foi pensada para atender todo o público do Agro, dando ênfase aos pecuaristas da bovinicultura de corte, técnicos que atuam nesta área, estudantes, sindicatos e Associações Rurais de raça, entre outros.
A programação do primeiro dia de evento conta com o Fórum Promebo na Prática com o tema “Acasalamento”, além do lançamento do “Sumário de Touros e Ventres 2024/2025”. No segundo dia, terá a “Manhã da Carne”, a “Tarde Sustentável”, o leilão Elite só Angus, bem como a admissão, os julgamentos e a premiação do dia, que seguirá até o sábado (3). Já o terceiro dia começa com a Capacitação Promebo ATeG – Senar e à tarde ocorrerão as “Palestras Foco Pecuária 2024”. No penúltimo dia, a programação inclui mais um ciclo de “Palestras Foco Pecuária” e a festa de 50 anos do Promebo. E para fechar a Feira, o último dia contará com a apresentação da raça Percheron.
Os julgamentos serão feitos com as raças Angus, Ultrablack, Brangus, Hereford, Braford, Charolês e Devon. A programação de palestras é voltada ao agronegócio e terá a presença de representes da cadeia da carne, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (Bagé), além de depoimentos de cases de sucesso e muito mais. A entrada para o evento é gratuita. As inscrições podem ser feitas na hora ou pelo site sistema.herdbook.org.br/fenagen/.
São esperados visitantes de todo o Brasil. Mais de 100 animais já foram inscritos para participar da Feira. Para Silvia, esse número foi uma surpresa devido todas as dificuldades enfrentadas no Estado com as enchentes de maio, já que muitos produtores gaúchos tiveram momentos críticos, como por exemplo a escassez da pastagem nas propriedades. Além disso, Silvia diz que, por conta de a Feira coincidir com a 30ª Fenadoce, muitos visitantes que estão em Pelotas conseguem ir em ambos eventos. Portanto, as expectativas para a primeira Fenagen são positivas.