Em meio a expositores, espaços com agroindústrias, bancas de artesanato, flores e produtos coloniais, mateada, música, gastronomia, brinquedos infláveis e animação, a 2ª Feira Municipal de Bovinos Leiteiros, no Centro de Eventos do Cerrito Alegre, 3º distrito, garantiu entretenimento, diversão, lazer e convivência ao público que não abriu mão de conferir pessoalmente a programação neste domingo (6).
“A Feira está cada vez mais se consolidando, e veio para prestigiar o produtor, que enfrenta percalços, desafios, dificuldades no dia a dia, mas ama o trabalho que faz e se dedica a fornecer um produto de qualidade às famílias consumidoras”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas, no Centro de Eventos do Cerrito Alegre.
Para a prefeita, “a festa é o reconhecimento à coragem e ao destemor diante dos desafios que se apresentam ao homem do campo. A população de Pelotas se beneficia do que é feito na zona rural”.
Estrutura e comércio
A área externa do Centro de Eventos foi tomada por exposições e comércio. Grupos como o Rural Art’s, do 3º distrito, e o da Associação de Produtores de Leite da Encosta da Serra do Sudeste levaram artesanato diversificado para comercialização. Além desses, não faltaram flores, buffet de sorvetes, mel, pães, doces, bolachas, tortas, cucas e outros itens de gastronomia.
Entre as empresas expositoras, foi possível encontrar colchões, travesseiros, equipamentos de energia solar, produtos agrícolas, para ordenhadeiras e veterinários. Para a criançada, brinquedos. No espaço da agroindústria, estiveram presentes Embutidos Neitzke, com linguiças e salames, Quinta Martins, com sucos e néctares, Casa Amarela, com queijos, doce de leite e rapadurinhas, e produtor de morangos, com a fruta in natura, geleias e doces. A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar) e a Pomerano também participou da Feira, assim como a erva-mate Pantanal, que garantiu a mateada. No pavilhão de bovinos leiteiros, exemplares das raças holandesa e jersey chamaram a atenção do público.
A 2ª Feira de Bovinos Leiteiros ainda contou com a presença das cortes do Morango e do Pêssego: Helen Strelow Knabach e Jade Lima da Silva (rainha e princesa do pêssego) e Evelize Holz e Jennifer Silva (morango). Junto ao público, as soberanas divulgaram o potencial produtivo de Pelotas e não deixaram de fazer o convite para as respectivas festas municipais.
‘Encontros fortalecem laços’
“As festas rurais se espalham pelos distritos de acordo com a vocação de cada localidade. Cerrito Alegre, com vocação leiteira, promove esta Feira anual. Os encontros fortalecem os laços e levam o público a olhar para o que é feito na zona rural. Parabéns, sucesso, não desistam, sigam firmes”, disse a prefeita aos produtores.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, agradeceu à equipe pela organização do evento; à Emater, que assegurou os expositores com os animais na Feira; à Embrapa, pela vitrine forrageira; à Associação Gaúcha de Jersey; ao Núcleo de Holandês; ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais; ao Sindicato Rural; à Cosulati; e à Coopar pela participação e apoio.
“Temos que criar um grupo de força. O setor leiteiro passa por dificuldades e devemos buscar melhores preços ao produtor. Pelotas conta com 95 produtores atualmente. Precisamos recuperar o segmento perdido”, disse Seidel, lembrando que, no Brasil, está se criando um movimento para incentivar o aumento do consumo de leite. “Podemos fazer algo semelhante em Pelotas. Leite é alimento completo. Vamos incentivar o consumo”.
Para o vice-prefeito Idemar Barz, “é muito importante o incentivo à produção de leite, à cadeia produtiva local. A Feira de Bovinos Leiteiros é oportuna porque traz à tona o assunto no próprio meio de origem: na zona rural”.
O chefe do Escritório da Emater, Francisco Arruda, comentou sobre a evolução do Centro de Eventos. Ele é um dos participantes do trabalho de construção da infraestrutura do local, que se iniciou em 1997.
Para homenagear a memória de um dos colaboradores, Hugo Buss, falecido há dois anos, Arruda entregou uma placa à viúva, Sirlei, acompanhada da filha Neiva.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jair Bonow, comentou que, a cada ano, crescem as melhorias no Centro de Eventos do Cerrito Alegre. “As dificuldades vão sendo sobrepostas, porque existe um trabalho conjunto de órgãos públicos e entidades, voltado à permanência do produtor no meio rural”. Os vereadores Zilda Bürkle (PSB) e Éder Blank (PDT) comentaram sobre a expressiva presença de moradores de outros distritos e desejaram expansão da Feira.
Presenças e participação
O julgamento dos animais levados à Feira de Bovinos Leiteiros foi conduzido pelo vice-presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey, Carlos Alberto Petiz. Os representantes dos produtores foram Jorge Cassana e Vinício Iker.
Participaram do evento o administrador distrital do Cerrito Alegre, Zelmuth Tesmann; e os representantes do IFSul campus CAVG, médica-veterinária Juliana Klug; da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Bender; da UFPel, médica-veterinária Rosana Klaus; e do Sindicato Rural de Pelotas, Leonel Fonseca; além do presidente da Cooperativa Pomerana, Nildo Rutes.