Pelotas: Brangus expõe qualidade genética em pista na primeira Fenagen

Com 17 exemplares, raça ocupou pista de julgamentos na Associação Rural de Pelotas (RS). (Foto: Edu Rickes/Divulgação)

Com a apresentação de 17 exemplares em pista, a raça Brangus brilhou na tarde desta quinta-feira (1º), na 1° Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O público acompanhou a avaliação do jurado Gabriel Barros, pecuarista, zootecnista e avaliador do Promebo, além de presidente do Núcleo Brangus Sul.

O jurado salientou que a Fenagen trouxe uma proposta de novo tipo de feira, com um novo tipo de julgamento, onde foram atribuídas notas e se podem ver características específicas. “A raça Brangus trouxe excelentes exemplares. Realmente as notas tiveram muito próximas umas das outras, mostrando que os animais eram muito próximos em caracterizações raciais, sexuais, produtividade e ficamos muito contentes em ter enxergado o tamanho e o volume de qualidade exposto pelos criadores. Que essa exposição perdure durante muito tempo porque realmente é um momento dos criadores poder escolher a genética e multiplicar”, observou.

Os grandes campeões da raça Brangus da Fenagen foram o expositor Jorge Fischer, da Fazenda Piratinizinho, de Piratini (RS), com a grande campeã terneira. O criatório também levou os títulos de grande campeão terneiro e grande campeão touro jovem. Já o expositor Wanderlei Berte e família, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC), levou para casa o título de grande campeã fêmea jovem.

A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome