Com direito a remate, curso e exposição, pôneis terão programação intensa na 96ª Expofeira

Programação preparada pelo Núcleo Sul de Criadores de Pônei, terá exposição, julgamento, curso de credenciamento de novos técnicos e remate. (Foto: Arquivo/Edu Rickes/ARP)

Presença sempre confirmada na Expofeira Pelotas, a raça Pônei mais uma vez promete ocupar um espaço de destaque no Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP), durante a 96ª edição do evento, que é considerado a maior feira do agronegócio do Rio Grande do Sul após a Expointer.

Uma programação intensa foi preparada pelo Núcleo Sul de Criadores de Pônei, com direito à exposição, julgamento, curso de credenciamento de novos técnicos a cargo da Associação Brasileira de Criadores, com sede em Belo Horizonte (MG), e remate, que terá condução de Pedro Mancha Leilões no Pavilhão Álvaro Azevedo do Parque da ARP. Além disso, lembra a produtora rural Beth Lemos, presidente do Núcleo, a exposição da raça é ranqueada pela Associação Brasileira – o que demonstra a credibilidade da Expofeira Pelotas e a solidez do mercado da raça na região.

Esta projeção se traduz em números. Neste ano foram inscritos 40 animais – 22 fêmeas e 18 machos. Segundo Beth, nesta edição haverá presença de expositores que estarão pela primeira vez na Expofeira.

A produtora comemora também a quantidade e a procedência das cabanhas que inscreveram animais na Expofeira Pelotas. Além de propriedades do próprio município, a Feira contará com criadores de Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, São Lourenço do Sul e até de Presidente Lucena (região da Serra Gaúcha, a 318 quilômetros de Pelotas).

A inserção cada vez maior da raça no mercado de pets deve, mais uma vez, de acordo com a criadora, turbinar o faturamento no leilão previsto para sábado (8), às 15h, no pavilhão de remates do Parque da ARP. “O lado comercial está muito valorizado. Em 2021 as fêmeas alcançaram preços de até R$ 5 mil, o que é muito significativo”, diz. Beth acrescenta que a crescente fatia que a raça representa neste mercado agrega outro fator importante, para além das cifras: “Ajuda a inserir as crianças no campo, o que é muito importante no aspecto cultural”, celebra.

Curso
Será na 96ª Expofeira Pelotas a realização da segunda etapa do curso de credenciamento de novos técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Pôneis. A primeira foi na Expointer. “Termos sido escolhidos mostra a importância do nosso trabalho”, reforça Beth. O curso será ministrado sexta-feira (7) e sábado (8) e tem como objetivo formar novos técnicos para atender a região da Fronteira Oeste em razão da tradição na criação e o plantel numeroso da região.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome