A pecuária de corte estará em evidência no terceiro dia de palestras dentro da programação da 1ª Feira Nacional de Genética Promebo-Fenagen, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O Painel Foco Pecuária 2024, a ser realizado pela Foco Pampeano Técnica Agropecuária, empresa de consultoria especializada em soluções tecnológicas para sistemas agropecuários, sediada em Pelotas, terá palestras e mesas redondas na sexta-feira (2) e no sábado (3). A 1ª Fenagen ocorre de 31 de julho a 4 de agosto na Associação Rural de Pelotas (ARP).
O diretor da Foco Pampeano, Rodrigo Azambuja, informa que a participação da empresa na Feira marca a retomada, neste ano, das suas capacitações técnicas em eventos. Coloca que o objetivo é proporcionar informações, conhecimento e práticas que auxiliem a maximizar a produtividade nas propriedades rurais. “Também queremos dar a oportunidade aos participantes de realizarem networking. A ideia é propiciar o contato entre o meio acadêmico, técnicos e produtores por meio de palestras com informações técnicas, métodos e ferramentas de gestão”, salienta.
De acordo com Azambuja, em um ano com muitos desafios para a pecuária gaúcha, a Foco Pampeano vai abordar na Fenagen os principais assuntos da pecuária de corte, buscando a eficiência para superar as dificuldades. “Nossa ideia é oportunizar ao público expandir a visão sobre o meio agropecuário”, destaca. Para isso, Azambuja pontua que a Foco Pampeano convidou palestrantes renomados da pecuária do sul do Brasil para trazer informações de qualidade com o objetivo de transformar e desenvolver a pecuária de corte na região.
As palestras Foco Pecuária 2024 vão acontecer no auditório Luiz Alberto Fries. Na sexta, o primeiro Painel iniciará com o tema “Consultoria e assistência técnica para o agronegócio, ferramenta transformadora para a pecuária de corte do Rio Grande do Sul”, com os diretores da Foco Pampeano, Rodrigo Azambuja e Vinicius Pereira da Silva. Na sequência, Eduardo Condorelli, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), vai falar sobre “A importância da assistência técnica e gerencial para superar desafios”. Logo após, será a vez de Juliano Bolzoni, do Sebrae/RS, que abordará “A importância da consultoria no agronegócio”. Depois, no final da tarde, será realizada uma mesa redonda para debater os temas junto com os produtores. “Queremos fazer um evento participativo com todos os presentes”, observa Azambuja.
À noite, ocorrerá o painel “Integração Lavoura-Pecuária e Mercado da Carne”. Serão palestrantes Eduardo de Ávila Madruga, da Tortuga, que falará sobre “Lavoura de carne, recria e terminação eficiente e lucrativa”; Luiz Saalfeld, do Frigorífico Coqueiro, que abordará a questão dos “Desafios e oportunidades para o mercado da carne”; e Eduardo Burck de Souza Costa, da Estância Capororóca, que explanará sobre “Integração Lavoura-Pecuária”. O painel também encerrará com uma mesa redonda, seguido de um happy hour.
No sábado, pela manhã, acontecerá o painel “Genética, Nutrição e Sanidade na pecuária de corte”. Eduardo Acevedo Nunes, da Plantarvet, vai falar sobre “Sanidade em tempos de intensificação”. Depois, Gustavo Brusque Isaacsson, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), abordará a “Seleção de rebanhos e melhoramento genético em sinergia aos novos mercados da carne bovina”. E a última palestra, com Paulo Fernando Wenzel Ferreira, da empresa Pingo Assessoria Veterinária, trará o tema “A busca da eficiência na pecuária de corte”. Ao final também terá uma mesa redonda.
A 1ª Fenagen é uma promoção da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul, Sicredi e BRDE, e apoio da Farsul e da Foco Pampeano Técnica Agropecuária.