Prefeitura de Pelotas anuncia reabertura do comércio, mas lockdown permanece nos finais de semana

Durante live pelas redes sociais, a prefeita Paula Mascarenhas reforçou a necessidade de completar o esquema de imunização com a segunda e terceira doses. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas)

Em transmissão ao vivo realizada no início da tarde desta segunda-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas falou sobre a situação da pandemia de coronavírus em Pelotas.

Logo no início, ela ressaltou que nas últimas três semanas o estado está em bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual, o que significa o risco altíssimo de contágio do vírus. Ainda, o município implementou medidas de enfrentamento à Covid-19, aliadas ao lockdown decretado nos últimos três finais de semana.

“Estamos completando um ano do início da pandemia, nunca imaginávamos que um ano depois estaríamos vivendo um momento mais difícil, tendo que parar de novo, fechar as portas dos empreendimentos e isso é muito doloroso”, disse.

Diante da retomada do sistema de cogestão, de protocolos mais rígidos de bandeira vermelha lançados pelo governo estadual e observando o estressamento da sociedade diante do fechamento de atividades não essenciais, a prefeita anunciou a flexibilização do decreto, mas reforçando o pedido de colaboração de todos para seguir com as medidas de enfrentamento com máximo rigor. No entanto, Paula ressaltou que continua proibida a permanência de pessoas em locais públicos.

Em resumo, o comércio em geral pode reabrir, sendo que as lojas devem ter cartazes nas portas especificando o número de clientes/trabalhadores permitido dentro do empreendimento, seguindo o espaço de oito metros quadrados por pessoa, bem como salões de beleza.

As academias podem fazer atendimento individual, com cada pessoa ocupando 32 metros quadrados. Aulas esportivas, como tênis e padel, podem ser realizadas, porém jogos continuam proibidos.

Restaurantes, bares e lancherias podem atender presencialmente até as 18h, com distância de 2 metros entre as mesas e, no máximo, quatro pessoas em cada mesa. Após o horário, podem funcionar nas modalidades tele-entrega, take away e drive-thru.

Pet shops podem fazer atendimento individual mediante agendamento.

Além disso, o lockdown será mantido nos finais de semana, começando das 20h de sexta-feira até as 5h de segunda-feira. No município, de segunda a quinta-feira, as atividades podem funcionar até as 22h.

O decreto editado começa a valer a partir de hoje (22).

“A gente precisa desse esforço para proteger vidas. Nós definimos isso porque sentimos que a curva de contágio está começando a baixar, a de hospitalização ainda está alta. Os óbitos são fruto desse momento crítico”, explicou a prefeita.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome