Em alusão ao aniversário de Pelotas, prefeita fala sobre gestão municipal

Prefeita Paula Mascarenhas comenta algumas ações realizadas pela administração municipal (Foto: Arquivo/JTR)

O município de Pelotas completa 208 anos de história na próxima terça-feira (7). Porém, em 2020, as celebrações alusivas ao aniversário estão sendo realizadas pela internet, através do site doce.pelotas.com.br, desde a quarta-feira (1º). Na plataforma, a população poderá assistir apresentações de artistas pelotenses contemplados pelo edital do Festival Sete ao Entardecer, bem como do Programa Sagrada Casa.

Conforme a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), neste formato online também é possível fazer encomendas de doces tradicionais. A programação acontece desta maneira devido à pandemia do novo coronavírus. “Que o aniversário do município seja um momento de reencontro das pessoas com a sua cidade, ainda que de forma online”, afirma a chefe do Executivo.

Em relação ao enfrentamento à Covid-19, a gestora municipal enfatiza que todas as medidas estão sendo tomadas desde a chegada do vírus no Brasil. “De lá para cá, a Secretaria de Saúde não parou de trabalhar, buscando fazer um planejamento muito detalhado, em parceria com os hospitais e as universidades”, diz, ressaltando que os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por formação para preparação na prestação de serviço, além da separação de turnos para atendimento de pessoas com síndrome gripal – pela manhã – e outros à tarde.

Também, foram criadas a Central de Teleconsulta, alas Covid em hospitais e Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), bem como a contratação do Hospital de Campanha para estruturação do sistema de saúde.

De acordo com Paula, outra área que tem atuado junto à prevenção é da fiscalização, na qual, em parceria com a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, com agentes de trânsito, Guarda Municipal e fiscais do Executivo têm atuado em diversas ações. O objetivo das Operações Integradas é percorrer bairros e pontos de lazer para fiscalizar possíveis aglomerações, além de flagrantes de descumprimento aos decretos municipais.

Para ela, Pelotas ter sido a última cidade brasileira com mais de 200 mil habitantes a registrar óbitos por coronavírus – no quarto mês de pandemia, a cidade tem três mortes – mostra a importância das medidas. “O nível de hospitalização com pacientes infectados ainda é relativamente baixo, mas estamos percebendo também que uma parte da população não se deu conta que precisa se conscientizar”, alega.

Por isso, neste semana, foi encaminhado um projeto de lei à Câmara de Vereadores que institui a aplicação de multa a quem não cumprir a obrigatoriedade do uso de máscara em espaço coletivo e esteja formando aglomerações em espaços públicos e privados. Caso seja aprovado, o recurso arrecadado com a penalidade será destinado para combate ao vírus e na instrumentalização da Guarda Municipal.

Sobre o transporte coletivo, a prefeita afirmou que a Secretaria de Transporte e Trânsito tem um sistema de controle permanente para que o decreto seja seguido, que define como limite o número de 54 pessoas. “O problema é que se diminuímos esse número, com a situação financeira, corremos o risco que o consórcio abra mão do sistema. Também temos que evitar o colapso no transporte coletivo, que seria algo crítico para a sociedade”, comenta, e completa: “As empresas perderam 70% de faturamento, e isso é muito impactante. Ao mesmo tempo, é necessário evitar que haja aglomeração. Essa é uma busca de equilíbrio”. Caso o consórcio descumpra o decreto, pode ser autuado por lei.

Ainda, com objetivo de orientar a população em relação ao vírus, como também estimular a conscientização para o uso de máscaras, evitar aglomerações, apresentar o trabalho já desenvolvido no combate à Covid-19 e divulgar o número da Central de Teleconsultas (0800 6485 319) a Prefeitura lançou o Pacto Pelotas pela Vida.

Paula explicou que em ano eleitoral, por lei, é permitido usar recurso em publicidade de órgãos públicos com o cumprimento da média dos anos anteriores, como forma de prestação de contas. Porém, com o limite dentro das normativas e por causa da pandemia, o Executivo Municipal optou em investir neste material de orientação.

Relativo à economia, neste ano, a administração municipal continua com as ações de contenção de gastos, direcionando o foco de investimento na saúde para o combate à pandemia. “Essa é a nossa prioridade”, destaca a prefeita, afirmando que foi criado um Comitê Pró-Economia, com universidades, técnicos e empresários para buscar alternativas para o pós-pandemia.

Pacto Pelotas pela Paz
O Pacto Pelotas pela Paz, planejado e com execução iniciada em 2017, é considerado um dos orgulhos de Paula, não só como gestora, mas também como cidadã. “Pelotas está dando um exemplo para o Brasil em relação ao projeto de segurança pública, sendo consistente, trabalha com dados científicos e promove efetivamente a integração entre as forças de segurança e as secretarias municipais, dando resultado extraordinário, na redução significativa e histórica de índices criminais, de homicídios, roubo a pedestres nos últimos três anos, como fruto desse trabalho”, relata.

Os eixos de atuação são policiamento e justiça, prevenção social, fiscalização administrativa, tecnologia e urbanismo. “Também há o trabalho de prevenção que é extremamente importante, transformador, com vários projetos que vão desde a infância e se desenvolve até a prevenção terciária. Olhamos para todos os segmentos e procurar criar uma nova cultura de paz, que transforme vidas”, finaliza a prefeita.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome