Foi aprovada por unanimidade na manhã de quinta-feira (20) a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, Cultura e Festas Populares de Pelotas. A ação tem por objetivo, dentre outros, fomentar, analisar e propor políticas em defesa do tradicionalismo, folclore, cultura e festas populares de Pelotas. A iniciativa é do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que recentemente aderiu à Frente Parlamentar Estadual composta por 70 vereadores de diversas regiões do Rio Grande do Sul. O parlamentar salientou a importância da ação, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19 em que o setor passa por grandes dificuldades para manter suas estruturas físicas e atividades culturais.
“Quanto mais nos unirmos em prol da cultura e tradição gaúcha, mais transformaremos a vida de tantos jovens”, disse Coitinho. Atualmente a cidade conta com aproximadamente dezesseis entidades tradicionalistas em atividade com atuação em diversos bairros da cidade.
Moção de Apoio
Na oportunidade, foi enviado ofício ao Governo do Estadual, solicitando a ampliação do Programa Nota Fiscal Gaúcha, com a inclusão das áreas do Esporte e da Cultura, visando atender entidades destas áreas pelo programa.
“A Moção de apoio tem como objetivo, apoiar a Frente Parlamentar de Vereadores, que foi criada para aumentar os laços do tradicionalismo organizado com as comunidades, com o objetivo de lutar por políticas e legislações que favoreçam o segmento da cultura gaúcha e auxiliar no encaminhamento de demandas aos órgãos públicos”, explica o vereador.
A proposta também visa buscar uma nova fonte de recursos para entidades tradicionalistas, considerando que o Programa Nota Fiscal Gaúcha, atualmente, permite ao contribuinte cadastrado a indicação de até cinco entidades, sendo pelo menos uma da região e uma de sua escolha. “Pleiteia-se a ampliação para as áreas do Esporte e da Cultura, a fim de garantir recursos públicos para a manutenção e o desenvolvimento de