Veritas Planejamento e Assessoria divulga resultado de pesquisa de intenção de voto em Pelotas

Conforme a primeira etapa da pesquisa, Fernando Marroni (PT) ocupa a primeira posição de escolha dos eleitores quando perguntados em caráter espontâneo. (Foto: Arquivo/JTR)

Foi divulgado, na manhã de terça-feira (1º), um levantamento sobre a intenção de voto dos eleitores pelotenses para as eleições municipais de 2024 durante reunião na Associação Comercial de Pelotas (ACP). Realizado pela Veritas Planejamento e Assessoria, com incentivo da Rede de Suprimentos da Região Sul (Rede), o estudo contou com a colaboração de cerca de 400 habitantes do município com idade acima de 16 anos.

Realizado entre os dias 28 e 29 de setembro e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RS-07905/2024, a pesquisa entrevistou os 400 moradores através de sorteios aleatórios e sistemáticos, explorando os critérios de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica.

Conforme a primeira etapa da pesquisa, Fernando Marroni (PT) ocupa a primeira posição de escolha dos eleitores quando perguntados em caráter espontâneo, com 20,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, Fernando Estima (PSDB) aparece com 11%, seguido por Marciano Perondi (PL), com 8,4%; e Irajá Rodrigues (MDB) com 4,6%.

(Reprodução: Veritas Planejamento e Assessoria)

Incluindo também uma análise de um possível segundo turno, a pesquisa aponta um cenário favorável para Marroni, contando com 41,6% das intenções de voto em contrapartida aos 39,5% apresentados em apoio a Estima, dentro da margem de erro de 5%, informada pelo gerente da Veritas, Tomás Siedleski. Ainda, em caso de disputa entre Marroni e Perondi, a estimativa mostra-se com 54,8% dos votos a favor do petista contra os 25,3% do candidato do PL.

Rejeição

Em contraste com sua primeira colocação nas categorias que veem sua participação como positiva, Marroni ocupa também a primeira posição no índice de rejeição, com 31,9% dos entrevistando rejeitando sua candidatura, enquanto Irajá Rodrigues conta 24% de rejeição dos participantes da pesquisa, Perondi com 19,4%, Estima e Bacci empatados com 13,3% e Bourscheid com 12,2%.