Celebre o amor e a nostalgia neste Dia dos Namorados com uma receita de massa inspirada no icônico filme “A Dama e o Vagabundo”. O docente do Senac Pelotas e chef Pedro Vianna recriou o encanto da cena clássica do jantar à luz de velas e a receita combina a simplicidade da massa com o toque de elegância que esse dia especial merece. E para deixar o clima ainda mais romântico, o docente e sommelier William Kellermann dá dica de vinho para harmonizar com a refeição especial.
Confira:
A massa:
180 gramas de farinha
2 ovos
Misture o ovo com a farinha até a farinha ficar lisa, não precisa sovar. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Abra no cilindro/ rolo até a massa tiver aproximadamente 1 cm.
O molho:
350 gramas de tomate pelatti
50 gramas de cebola
20 ml de azeite
4 folhas de manjericão
Refogue a cebola no azeite, até que fique bem dourada. Coloque o tomate pellati e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos apertando para desmanchar as partes inteiras. Condimente com sal e pimenta e finalize com o azeite e o manjericão.
Almôndegas :
50 g maminha
30 g filé suíno
20 g bacon
2 g alho
10 cebola
Cebolinha/ tomilho
Sal/pimenta
Moa duas vezes a maminha, filé suíno e bacon uma vez. Cortar em bruboise (corte em cubinhos minúsculos) a cebola e o alho. Misture e faça polpetas (bolinhas) com aproximadamente 40 gramas cada. Asse em forno 180 graus por 20 minutos.
Finalização:
Cozinhe a massa por aproximadamente 8 minutos em água salgada até que ela esteja macia mas, ao dente. Coloque as polpetas no molho de tomate após os 20 minutos. Corrija o molho com sal e pimenta. Monte a gosto finalizando com azeite e parmesão.
A harmonização
A dica do docente do curso de Sommelier do Senac Pelotas, William Kellermann é um vinho tinto, de médio corpo a encorpado, que tenha acidez suficiente para acompanhar o molho de tomate pelati e trazendo aromas de frutas vermelhas e pretas, notas de ervas para acompanhar o manjericão e o frescor do prato, especiarias para acompanhar a pimenta preta, e um toque amadeirado para trazer aromas defumados e tostados que combinem com o bacon e a carne das almôndegas. “Sugiro um belo Sangiovese, ou um Cabernet Franc mais encorpado”, indica.