Em meio à pandemia, Genessi Nogueira Luche uniu o objetivo de parar de fumar com a vontade de fazer o bem
Diante das dificuldades e transformações impostas pela pandemia de coronavírus, um ato positivo é considerado importante aliado para enfrentar o momento: a solidariedade.
Em Pelotas, a aposentada Genessi Nogueira Luche, de 66 anos, que trabalhou na área da educação, decidiu fazer algo em prol das pessoas e, ao mesmo tempo, parar de fumar, vício que teve por 50 anos. Com isso, o dinheiro antes gasto para compra de cigarros passou a ser investido em lãs para produção de sapatos.
As buscas por modelos variados, destinados a crianças e adultos, foram realizadas através de tutoriais na internet, auxiliando nessa nova aprendizagem.
Dentre os benefícios da confecção, além de aquecer o próximo, ela elenca que a atividade proporcionou mais agilidade e também confraternização em família, que colabora na produção. “Espero que mais pessoas façam isso [ações], porque é muito gratificante”, afirma.
Já foram produzidos cerca de 200 sapatos, distribuídos para entidades sociais, como Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), Grupo Cegonhas, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), dentre outras entidades e instituições.
Antes da pandemia
Genessi integra o grupo Mulheres Empoderadas, com cerca de 12 pessoas, que tem o objetivo de realizar produções de artesanato para doações, destinadas a casa de idosos, por exemplo. Por causa do atual momento, as atividades, antes realizadas quinzenalmente, estão agora paralisadas.
Para doações
Interessados em colaborar doando lãs podem entrar em contato através do número (53) 98146-6520 (WhatsApp). “Às vezes uma bolinha de lã já dá um sapatinho de bebê”, destaca, ressaltando que também dá possibilidade de produzir coloridos.