Desde o início da quarentena para barrar o coronavírus (Covid-19), no mês de março, se ouve relatos de caminhoneiros que enfrentam dificuldades nas estradas, seja para descansar e fazer sua higiene e até mesmo para se alimentar. Em Pelotas, numa iniciativa conjunta entre o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas do Extremo Sul (Setcesul) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com o apoio da Associação dos Proprietários de Caminhões de Pelotas e Região (Aprocapel) e Bandejão Fornecimento de Refeições, os caminhoneiros que cruzam a Zona Sul recebem um alento: além de orientações e kit higiene, através da ação Heroi Caminhoneiro, realizada pelo Sest/Senat em mais de 200 pontos pelo país, eles ganham uma refeição balanceada, oferecida pelos parceiros.
A ação, que teve início no dia 3 de abril, e se estendeu ao sábado (4) e domingo (5), já distribuiu 500 refeições e desde terça-feira (7) até quinta-feira (9), outras 500 devem chegar às mãos dos trabalhadores. O ponto escolhido é o posto Coqueiro, no quilômetro 66 da BR-392 em Pelotas e a distribuição das marmitas ocorrem a partir das 11h. Antes disso, entre 9h e 9h30, ocorrem as ações da equipe do Sest/Senat, que conta com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para parar os caminhões.
Segundo o gerente administrativo do sindicato, Renato Leite, que está à frente da iniciativa junto com os parceiros, a ação pode se estender ainda por mais tempo, o que depende da adesão de entidades e empresas parceiras para viabilizar a distribuição. “Nesta semana, junto com a refeição conseguimos ainda incluir uma garrafinha de água mineral para cada motorista”, diz.
O Setcesul tem sua base territorial em 20 municípios (Pelotas, Bagé, Rio Grande, Capão do Leão, Herval, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Arroio Grande, Pinheiro Machado, Canguçu, Pedro Osório, Lavras do Sul, Piratini, Santana da Boa Vista, Caçapava do Sul, Tavares, Mostardas e Morro Redondo. Os interessados em colaborar, podem entrar em contato pelos telefones (53) 3227.3338 e 3028.4097 ou e-mail: [email protected].