
O Sest Senat Pelotas contará com uma Mobilização Nacional do Dia do Motorista, levando informações e serviços de saúde para os profissionais. Além disso, a instituição já realizou dezenas de ações envolvendo a categoria neste primeiro semestre, tais como cursos de qualificação profissional e prestação de serviços.
Referente às atividades especiais para o Dia do Motorista, já foram desenvolvidas atividades em terminais de passageiros urbanos; no Posto Coqueiro, com atendimento aos caminhoneiros; no Terminal Rodoviário e no Mercado Público. Além disso, o Sest Senat também participará da Procissão de São Cristóvão, no dia 28, com a Van de Prevenção de Acidentes.
Neste ano, a instituição está executando um projeto nacional, o Mais Motoristas. A iniciativa tem por objetivo custear a mudança da categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas para D e E, bem como preparar esse profissional para o mercado de trabalho com aulas teóricas, práticas no simulador de direção e em veículos biarticulados e ônibus. Segundo Márcio Slhessarenko, diretor do Sest Senat de Pelotas, a proposta já conta com mais de 55 mil inscritos, dos quais 400 são da unidade pelotense.
Outro projeto é a Escola de Motoristas, que promove a capacitação e atualização de condutores já habilitados nas categorias D e E da CNH. O diretor adianta que essa ação terá novas turmas ainda em 2024.
No que tange a qualificação dos usuários, foram realizadas 23.455 horas de cursos na modalidade de Ensino à Distância (EAD) nos seis primeiros meses deste ano. Já os cursos presenciais, chegaram a 62 mil horas de atendimento na unidade de Pelotas. Além disso, já foram promovidas 410 palestras presenciais para o setor de transporte e comunidade. “A equipe do Sest Senat é composta por sete instrutores qualificados, os quais ministram vários cursos regulamentados, cursos DNRs, NR35, de trabalho em altura e de inglês. A gente também ministra os cursos de gestão comportamental, Jovem Aprendiz e, principalmente, vários cursos para se manter no mercado de trabalho, bem como ser inserido nesse mercado”, explica Slhessarenko.
Na área da saúde, o Sest Senat Pelotas abrange quatro especialidades, sendo elas odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. De acordo com o diretor da unidade, neste primeiro semestre, 13.102 pessoas foram atendidas nestas áreas. A equipe é composta por 13 odontólogos, três fisioterapeutas, duas psicólogas e uma nutricionista. Todas as especialidades atendem nos três turnos – manhã, tarde e noite – e algumas até mesmo aos sábados. “O nosso público principal, que é o setor de transporte e comunidade geral, às vezes não consegue fazer os atendimentos por causa dos seus horários de trabalho. Então, esse horário do meio-dia, noite e no sábado é para ajudar as empresas e o setor de transporte a serem atendidos, terem mais opções de atendimento nos serviços”, detalha o diretor.
A instituição trabalha também com os setores de esporte, cultura e lazer. Nessas áreas, são realizadas atividades de recreação com foco na melhoria da qualidade de vida desses profissionais e da comunidade em geral. A equipe conta com três profissionais de Educação Física atuando também nos três turnos em diversas turmas de vôlei, escola de futsal, ginástica laboral, hit, pilates e solo. Nos primeiros seis meses de 2024, foram 10 mil pessoas atendidas nesses setores na unidade pelotense.
O Sest Senat fica localizado na avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, nº 1.206, bairro Três Vendas. Mais informações estão disponíveis no site www.sestsenat.org.br/pelotas, e-mail [email protected] e telefone (53) 3284-1800.