Dando continuidade às obras de qualificação e ampliação do sistema hídrico de Pelotas, o Sanep atua na substituição da rede de água bruta na região da Ponte Cordeiro de Farias, no 5º Distrito de Pelotas, zona rural do município. Em trecho de cerca de 80 metros, foram colocados novos tubos de PVC de 400 milímetros – substituindo os antigos de ferro – garantindo mais estabilidade e segurança na distribuição de água potável tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinnott. A autarquia investe cerca de R$ 95 mil na instalação da nova tubulação.
A troca do equipamento minimizará as perdas de água, que podem ocorrer por eventuais vazamentos. Com a tubulação de PVC – mais resistente e moderna -, a água que é transportada até a ETA Sinnott irá percorrer a rede de forma tranquila e sem interferências, esclarece o coordenador do Departamento de Águas da autarquia, Alexandre Duval Correa. “Essa substituição dos tubos de ferro pelos de PVC é extremamente importante para o controle de perdas de água. A nova tubulação é mais resistente e permite que a água siga o seu caminho até a Estação com mais estabilidade. É um trabalho que impacta e qualifica o abastecimento”, destaca.
Até o final do mês, equipes do Sanep estarão no local realizando o trabalho. O auxílio de maquinário de grande porte – retroescavadeira – auxilia os profissionais na substituição da rede adutora, que transporta a água diretamente do Arroio Quilombo para a ETA Sinnott.
Entenda
O Arroio Quilombo é um dos pontos de captação de água bruta usados pela ETA Sinnott, local em que a água é tratada após percorrer o trajeto de 21 quilômetros de rede. A substituição pelos tubos de PVC resultará em maior eficácia no percurso até a chegada na unidade de tratamento de água.