Reunião regional do South Summit Brazil em Pelotas promove uma prévia do evento

Encontro realizado em Pelotas teve a presença da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp. (Foto: Julia Barcelos/JTR)

O Meetup Regional do South Summit Brazil em Pelotas, realizado na tarde de quarta-feira (21) no Pelotas Parque Tecnológico, promoveu uma prévia do evento que será realizado em Porto Alegre e das ações de inovação que estão sendo desenvolvidas na Zona Sul e no estado. O South Summit Brazil 2024 acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março na avenida Mauá, 1050, Centro Histórico de Porto Alegre.

Como uma forma de preparação para o evento, a organização optou por realizar encontros para levar um pouco evento para diferentes regiões, no que diz respeito às tecnologias voltadas para a área da saúde, biotecnologia, economia do mar. “O evento continua sendo em Porto Alegre, pelo tamanho e dimensão da cidade, mas a ideia é cada vez mais a gente possa envolver todo o ecossistema de inovação”, afirma a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

Para a secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, a principal intenção é se conectar com a comunidade local, mostrando que South Summit é muito mais do que apenas três dias de evento.

“Vamos falar do processo de receber 40 propostas, temos 12 ações obrigatórias que impactarão milhares de gaúchos para fora Cais Mauá. Com seis secretarias envolvidas, serão realizadas rodas de empreendedorismo na Restinga, o hackathon de estudantes, as rodadas exclusivas para mulheres dentro do South Summit, o encontro com palestrantes internacionais para estudantes da rede pública. Então, tem bastante coisa acontecendo”, exemplifica Lisiane.

Entre os destaques da programação, foram abordadas as iniciativas da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, como o Rotas da Inovação, o Inova RS e os preparativos do governo estadual para o evento deste ano.

Os dois projetos têm como objetivo marcar a presença do setor de inovação em todas as oito regiões do estado, a fim de descobrir e debater sobre suas potencialidades, desafios e oportunidades. “Decidimos, esse ano, fazer um recorte do Rotas da Inovação para levar um pouco dessa sensação de construção do ecossistema para as diferentes regiões”, explica Simone.

Ainda serão realizadas mais duas edições do Rotas da Inovação especiais do South Summit nas cidades Panambi e Capão da Canoa, antes da realização do evento em Porto Alegre. No ano passado, o Rotas da Inovação já esteve nas oito regiões do estado, tendo sido realizado em Pelotas, Santana do Livramento, Santa Maria, Horizontina, Frederico Westphalen, Flores da Cunha e Gravataí.

Dessa forma, o programa percorreu 5.510,4 km pelo estado, atingindo 530 pessoas de 70 municípios. “A intenção é trazer programas, oportunidades, lógicas de financiamento, como também um espaço de ouvir a comunidade no sentido de como podemos melhorar os programas que realizamos”, acrescenta a titular da Sict.

Outro destaque da tarde foi a apresentação do projeto do novo setor de saúde e biotecnologia, que está recebendo o investimento do Pelotas Parque Tecnológico, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), universidades, Lifemed, Fundação Delfim Mendes da Silveira e da Prefeitura de Pelotas. Com recursos de R$ 15 milhões, o novo espaço trará novas oportunidades e inovações para as áreas em Pelotas.

Além do investimento na área de saúde e biotecnologia, o Pelotas Parque Tecnológico também teve um recurso aprovado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, voltado a inovação no agronegócio, o InovaAgro, que também trabalha na parte de biotecnologia e insumos orgânicos.

A diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, enfatiza a importância da integração com o governo federal, secretarias e demais parques para fortalecimento da instituição. “Isso nos fortalece, não só no aspecto institucional, mas também para estarmos sempre atentos aos editais de fomentos que vão sendo aberto para que possamos cada vez mais fortalecer as estruturas do Parque”, explica.

Além da área de saúde e biotecnologia e de tecnologia da informação e comunicação, o Pelotas Parque Tecnológico tem também o foco na indústria criativa. “Trabalhamos muito com laboratórios como o Criar-Lab e GameLab Pelotas Criativa, com a indústria criativa. Tanto que seremos sede em abril do Dia Mundial da Criatividade”, menciona ela. O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril e contará com 31 atividades, sendo 27 presenciais e 7 on-line, com palestras, painéis, oficinas, exposições e feira de artesanato.

A diretora ainda afirma que ter a realização da reunião do South Summit Brazil no município e, especialmente, no Parque Tecnológico é uma experiência gratificante e importante para o debate das ações realizadas no município. “Isso impulsiona os negócios locais da área de tecnologia, fortalece as nossas relações com o ecossistema do estado e a participação integrada de parceiros, empresas e governo”, acrescenta ela.

South Summit Brazil 2024

O South Summit Brazil 2024 será realizado em Porto Alegre nos dias 20, 21 e 22 de março, na Av. Mauá, 1050. O evento contará com mais de 7 mil empresas, 125 speakers internacionais, 2 mil startups de mais de 80 países, mais de 1 mil investidores, 140 fundos de investimento, 30 fundos internacionais, 10 tracks de conteúdo e 20 unicorn founders – empresas que alcançaram o valor de mercado de mais de U$ 1 bilhão.

Além disso, a terceira edição do evento contará com quatro pavilhões para receber os visitantes e sete palcos, instalados nos 38.000 m³ de área disponibilizada para o evento. Outra novidade, são os headliners – atrações principais. Dentre elas, estará o empreendedor israelense Uri Levine, escritor do livro “Apaixone-se pelo problema, não pela solução”. Os demais headliners devem ser apresentados em breve. A compra dos ingressos pode ser realizada através do site da South Summit Brazil.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome