O programa Família Acolhedora em Pelotas já atendeu 247 crianças e adolescentes desde 2017, quando a foi implementada. Destes, 85 retornaram às famílias de origem e 80 foram adotados. Atualmente, são 26 meninos e meninas acolhidos por 14 famílias.
A iniciativa encaminha para as famílias cadastradas, crianças e jovens afastadas do convívio familiar, seja por abandono ou porque não é mais possível residir com os familiares, de forma temporária ou permanente. O Município contribui com um subsídio mensal durante o período de acolhimento, destinado às necessidades e demandas do beneficiado. O acolhimento dura enquanto a situação jurídica da criança ou adolescente é definida, seja para retornar à família biológica ou ser encaminhado à adoção.
O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, ressalta vantagens sobre esse formato, uma vez que a ideia é ter as crianças inseridas em um núcleo familiar, e não em um abrigo institucional. “Temos uma equipe técnica que coordena o programa, seleciona e acompanha as famílias, dando suporte, além de encaminhar os menores de acordo com a característica de cada família e de cada criança”, afirma.
Como se tornar uma família acolhedora:
As famílias interessadas devem entrar em contato com o programa pelo do fone (53) 3199-0331. Após manifestar a vontade de se integrar ao programa, é necessária a participação em um processo de seleção, para certificação de que o perfil atende os pré-requisitos.