
A Prefeitura de Pelotas realizou, nesta quarta-feira (3), por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), a cerimônia da Aula Magna do Programa de Incentivo à Liderança Negra, no auditório do Sicredi. Com a presença do diretor executivo do Fundo Baobá para Equidade Racial, Giovanni Harvey, a prefeita Paula Mascarenhas agradeceu o palestrante e destacou a importância do Programa.
“Este programa é importante para nós por conta da formação étnico-racial do município e sua diversidade cultural, que temos orgulho, e é nosso dever combater o preconceito e racismo estrutural que impacta o desenvolvimento, tanto individual quanto social. Para isso, evidenciamos a importância da ocupação de espaços por lideranças negras, pois entendemos que o serviço público deve ser o lugar mais próximo da sociedade, criando conexões e refletindo sobre ela. Precisamos de diversidade nas lideranças para termos condições de nos conectar com a sociedade”, afirmou a gestora do município.
Nessa edição, 38 servidores farão parte da primeira turma do Programa, que recebeu o nome de turma Helena do Sul, em homenagem a Maria Helena Vargas da Silveira, ativista e escritora pelotense, conhecida pela obra É Fogo, de 1987. Sua filha, Shaiane Vargas da Silveira, enviou um vídeo para apresentação na cerimônia, agradecendo a homenagem.
Conforme a coordenadora da EGP e de Transparência e Controle Interno, Tavane Krause, o Programa de Incentivo à Liderança Negra reforça o compromisso do Município com a pauta étnico-racial. “Junto com o Comitê de Igualdade Racial, a EGP construiu esse programa, pois entende que, mesmo que essa pauta seja sensível e desconfortável ao grande público, é de extrema necessidade em relação ao desenvolvimento de Pelotas, sendo referência no combate ao preconceito. Para que a gente consiga avançar como sociedade, devemos compreender nossa história primeiro”, disse.
Após a cerimônia, o palestrante Giovanni Harvey iniciou sua aula. As próximas atividades da turma Helena do Sul serão quinzenais, ocorrendo nas quintas-feiras, das 14h30min às 17h.
Também estavam presentes o secretário de Cultura e presidente do Comitê de Igualdade Racial, Paulo Pedrozo, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, a titular de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e a diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), Berenice Nunes.
Sobre o palestrante
Giovanni Harvey é diretor executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial, com experiência de 30 anos em funções executivas na iniciativa privada, terceiro setor e administração pública.