Prefeitura e Ambar comemoram os 211 anos de Pelotas

Almoço beneficente promovido pela Associação marcou a data máxima da cidade. (Foto: Michel Corvello)

Nesta sexta-feira (7), dia do aniversário de 211 anos de Pelotas, feijoada beneficente, organizada pela Associação dos Amigos do Museu da Baronesa (Ambar), integrou a programação de atividades alusivas à data máxima do Município. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito, Idemar Barz, participaram do evento, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP).

A chefe do Executivo destacou a iniciativa reiterando a relevância e o papel do Museu da Baronesa, ao longo dos anos, na tarefa de preservar a história do município. Conforme a gestora, a cidade se rejuvenesce numa nova perspectiva de valorização das crianças projetando o futuro, sem deixar de valorizar o que o passado construiu.

“Quando nos reunimos para contribuir, ajudar e valorizar um dos nossos grandes patrimônios, que é o Museu da Baronesa, isso também é muito importante, porque mostra que o fato de sermos patrimônio cultural brasileiro é extremamente relevante e precisa ser compartilhado com as gerações do futuro”, disse Paula.

Ainda conforme a prefeita, aliado ao trabalho de restauração do Museu, protagonizado pela Ambar, estão as ações do Município, de revitalização do Parque da Baronesa, com melhoria do espaço verde que contará com áreas esportivas, readequações paisagísticas e também com teatro natural aberto ao lado do Museu. “É um novo Parque e Museu da Baronesa que surgem a partir do encontro de tantas pessoas que acreditam na cultura, em Pelotas e que amam a sua história”, pontuou.

O almoço foi realizado com apoio da Prefeitura e toda a renda obtida com a feijoada beneficente, vendida a R$ 120,00, será revertida para continuidade das obras no Museu. De acordo com o presidente da Ambar, Henrique Fetter foi um momento de comemorar, em conjunto com o município, as parcerias que estão sendo realizadas. “Foi uma forma que encontramos de comemorar junto com a Prefeitura, já que somos uma Associação que ajuda a manter um prédio que é do Município e, também, com os amigos que integram esse grupo e contribuem com o Museu”, explicou o organizador

Antes do almoço, houve homenagem destinada à ex-diretora da Ambar, Maria da Graça Pinto Ferreira, que representou a todos os demais ex-diretores da entidade, recebendo o diploma da amizade. A ambientação musical foi realizada pelo cantor Leonardo Pinho.

Também participaram do almoço os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, Segurança Pública, José Dourado, e o assessor de Projetos Especiais, Luiz van der Laan, além do presidente da Associação Rural, Augusto Rassier, da diretora do Museu da Baronesa, Fabiane Moraes, o prefeito de Pedro Osório, Moacir Otílio Alves (MDB), e representantes de empresas parceiras.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome