Prefeitura de Pelotas tem quase 800 animais abrigados

Somente no parque da Associação Rural de Pelotas encontram-se 451, entre cães, equinos, suínos e bovinos. (Foto: Michel Corvello)

Atualmente, em seis abrigos da Prefeitura de Pelotas, são acolhidos quase 800 animais. São cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, aves e roedores, distribuídos entre a Associação Rural de Pelotas (ARP) e alojamentos da Colônia Z3, Cavg, Escola Edmar Fetter, ginásio da AABB e a Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef). Até esta quarta-feira (22), nove cães recolhidos para o abrigo da ARP estão internados para tratamento médico veterinário, através de convênio firmado entre o Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) com o município.

A ARP, na avenida Fernando Osório, zona Norte da cidade, é o único local que alberga apenas animais. Lá estão 334 cães, 99 equinos, 15 suínos e três bovinos sem dono ou provenientes de áreas de risco. Em média, o abrigo conta com o trabalho de 30 voluntários e 15 funcionários da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), divididos em dois turnos. Todos os profissionais estão sendo vacinados para diversas enfermidades, como influenza, tétano e raiva.

Voluntários

Existem várias maneiras de buscar lugares que precisam de ajuda e alguns dos canais mais comuns são encontrados nas redes sociais. Foi este o caminho que levou o estudante de Zootecnia, Michel Borges, até a ARP, onde atua principalmente em serviços de manutenção e limpeza das baias. “Escolhi ser voluntário porque gosto de cachorros e queria ajudar. Soube da necessidade de voluntários pelo Instagram da Prefeitura (https://www.instagram.com/prefeituradepelotas/)”, destaca.

Já Luiza Weber, também estudante de Zootecnia, descobriu a possibilidade de ser voluntária via televisão. “Estou há três semanas na Associação, nunca havia trabalhado como voluntária e achei uma oportunidade perfeita para vir e ajudar, já que gosto muito de animais”, relata.

Paralelamente, a SQA reforça pedido por doação de itens necessário para a manutenção dos animais abrigados na ARP. Confira a lista:

– Manutenção do abrigo
Jornal (prioridade)
Papelão (prioridade)
Martelo
Saco de lixo de 150 ou 200 litros
Álcool 70% ou de limpeza
Sabão em pó
Pá com cabo grande
Esfregão de limpeza
Baldes grandes
Rolo de perfex
Fita crepe grossa
Grampeador
Papel toalha
Papel higiênico
Lixeira grande
Luva para limpeza e para procedimento (tamanhos M e G)

– Animais
Ração para filhotes (prioridade)
Ração pastosa (prioridade)
Sachê de ração úmida para cachorro
Coleira de couro (tamanho G)
Correntes de metal (tamanho G)
Focinheira (tamanho M)
Vasilhame grande
Cobertas pequena e grande
Roupinha (tamanhos G e GG)
Tapete higiênico

– Materiais de construção
Tela eletro soldada de um metro de altura
Tela (galinheiro)
Arame de atilho
Torquesa (alicate grande)
Percevejo
Dobradiça de duas polegadas

– Itens de farmácia
Teste de cinomose
Probiótico para cães
Agemoxi (250 miligramas)
Antipulgas de longa duração (comprimidos ou pipeta)
Vermífugo para filhotes (líquido)
Ibatrim oral
Esparadrapo
Band-aid

– Outros
Areia para gato (prioridade)
Ração para cavalo

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome