Durante o fim de semana prolongado, a Zona Sul sediou a Volta Binacional de Ciclismo, com a participação de atletas brasileiros e uruguaios. No feriado do dia 2, último dia de provas, Pelotas foi a cidade anfitriã. Para receber os competidores e equipes de apoio, a Prefeitura, através do trabalho dos agentes de Trânsito, efetuou diversos bloqueios no tráfego de veículos e escolta, com acompanhamento e segurança, aos participantes do certame internacional.
“Nas ruas do bairro Quartier, no dia 2, foi montado o circuito especial para a realização da última prova do evento que se iniciou, em outras cidades, no dia 30 de outubro. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) promoveu uma grande operação de suporte”, informa o secretário Flávio Al-Alam, que esteve presente na manhã de competição.
A Volta Binacional de Ciclismo foi realizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) em parceria com a Ciclistas Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo. O local escolhido para ser usado como pista para os ciclistas foram as ruas do Bairro Quartier. São Lourenço foi a sede do evento e as cidades de Pelotas e Canguçu foram anfitriãs.
Esquema especial
Vinte e cinco agentes de Trânsito realizaram bloqueios viários em cinco pontos de acesso ao Quartier. Uma das pistas da rua João Jacob Bainy ganhou sentido duplo. A escolta aos participantes foi oferecida desde o ingresso na avenida Fernando até o circuito de prova no bairro.
A última prova do evento, no dia 2, contou com a participação e 97 atletas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de ciclistas do Uruguai.