A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) assinou na tarde de quinta-feira (19) o contrato que garante a execução das obras de 219 unidades habitacionais. Com contrapartida de aproximadamente R$ 6 milhões, somados a recursos provenientes do programa Avançar Habitação do governo do Estado, o projeto prevê a construção de 165 casas no bairro Getúlio Vargas, 36 na Estrada do Engenho e 18 na Vila Farroupilha.
Com um investimento total de R$ 21,6 milhões, os imóveis serão construídos com paredes de concreto e terão 42,84m² de área construída, dois quartos, um banheiro, uma sala e cozinha conjugadas. As primeiras unidades serão erguidas no loteamento da Estrada do Engenho.
“Essa é uma obra importantíssima que nós estamos conseguindo fazer através dessa parceria com o governo do Estado e com o esforço do Município. Estamos assinando a construção das casas com uma empresa pelotense, o que é bom pois mostra que o dinheiro será reinvestido na cidade. A habitação é um dos temas prioritários do nosso mandato e esse avanço representa uma política habitacional consistente construída por nós”, destacou Paula.
O contrato de execução das obras prevê o prazo de finalização de 24 meses, a contar do décimo dia útil do recebimento da ordem de serviço.
De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, a estas 219 residências somam-se outras 22 que estão em fase de construção na Estrada do Engenho e outras 20 na Vila Farroupilha, totalizando 261 unidades habitacionais. Todas obedecem ao mesmo padrão, sendo essas primeiras 42 construídas em alvenaria convencional.
No bairro Getúlio Vargas, as moradias serão construídas em lotes onde as famílias beneficiadas já vivem. “A entrega das casas e regularização dos terrenos representa melhoria na qualidade de vida e aumento de autoestima na população dessas localidades”, afirmou o secretário.
Também estiveram presentes no ato de assinatura o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, e representantes da empresa vencedora da licitação.