Na próxima quinta-feira (31), a partir do meio-dia, pessoas em situação de rua receberão um kit especial, no Restaurante Popular. Além da marmita do almoço, eles levarão outra para a ceia, um panetone, álcool gel, máscaras e uma garrafinha de água. Também serão dadas orientações para a prevenção do novo coronavírus. Tudo para entrar 2021 com um pouquinho mais de segurança e conforto. A ação, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), com o apoio de parceiros, foi realizada no Natal se repetirá neste final de ano. Serão beneficiadas até 120 pessoas já cadastradas no serviço, do Centro Pop, Casa de Passagem, ou convidadas por um dos serviços da rede responsável pela ação – OSC Gesto, OSC Vale a Vida, Consultório na Rua da Secretaria de Saúde (SMS), ONG Amigos do Coração, e outros serviços da SAS. No total serão oferecidas 240 refeições.
Durante a ação, a equipe da SAS fará o cadastro das pessoas em situação de rua que ainda não estiverem cadastradas. O esforço é para fazer o mapeamento dessas pessoas, que servirá para a criação ou qualificação de políticas públicas.
O titular da SAS, José Olavo Passos, avalia que o poder público e cada pessoa é responsável por seu próximo e que ações como essa, ainda que em menor proporção, constroem uma sociedade melhor.
A assistente social, coordenadora do Setor de Média Complexidade da SAS, Andreia Iriart, explica que através do mapeamento são identificadas as pessoas que não acessam os serviços da Assistência social.
Além dessas refeições, das 11h às 12h o Restaurante Popular fará a entrega usual dos 386 almoços diários. Dessas, 89 são gratuitas, para serviços da SAS voltados a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, as demais são para pessoas já cadastradas, a um custo de R$ 2.