Prefeitura de Pelotas divulga mapa com áreas de risco de inundação

Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) pediu para que a população deixe suas casas e vá para locais seguros. (Foto: Reprodução)

Em live realizada na manhã desta terça-feira (7), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) divulgou um mapa com as áreas de risco de inundação no município.

Paula alertou que moradores da Colônia Z3, Doquinhas, Pontal da Barra, rua Nova Prata, no Valverde, e habitações próximas à ponte sobre o Canal São Gonçalo, em direção a Rio Grande estão em risco e precisam deixar suas residências imediatamente.

A gestora pediu que outras áreas da cidade, anteriormente fora da zona de risco, sejam evacuadas por precaução. São elas: balneários Valverde e Santo Antônio, Pontal da Barra, Marina Ilha Verde, entorno da rua das Traíras, Vila da Palha, Charqueadas, Umuharama, Lagos de São Gonçalo, Parque Una, Fátima, Balsa, Navegantes, Quadrado, Doquinhas, final da rua General Osório, início do Simões Lopes, próximo à saída para Rio Grande. Outros pontos da cidade, como Colina do Sol e Vila Farroupilha, podem ainda ser afetados, mas não há recomendação para que as pessoas deixem suas casas neste momento.

A prefeita destacou que há chance de mudança na direção dos ventos a partir de quarta-feira (8) por conta de um ciclone extratropical que atuará em alto mar e deverá segurar a água da lagoa e do canal, além da previsão de mais a chuva na região. Tais fatores colaboram para a elevação dos níveis das águas. A gestora assinalou ainda que a enchente na cidade pode chegar a 40 centímetros acima da cota da cheia histórica de 1941 – que foi de 2,90 metros na Praça da Alfândega.

O governo municipal disponibiliza de três abrigos para receber as famílias e animais de estimação que precisaram deixar suas casas nas áreas de risco: o salão da Paróquia João Paulo II, na Z3; a Escola Edmar Fetter, no Laranjal; e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no centro. Atualmente, são 321 pessoas abrigadas.

Os donativos aos atingidos pela enchente podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, nº 404, das 8h às 17h. Já as doações de ração aos animais abrigados podem ser feitas nos pontos de coleta: Lidersul: avenida Bento Gonçalves, n° 3.406, centro; Petland Dom Joaquim: rua Dom Joaquim, nº 1.041, centro; Point dos Bichos: rua Almirante Barroso, 2.527, centro; Veterinária Minten: avenida Domingos de Almeida, n° 1.726, bairro Areal, avenida Duque de Caxias, n° 580, bairro Fragata; e na Silveira Auto Peças: avenida Fernando Osório, n° 3.133, bairro Três Vendas.

Os animais de rua estão sendo abrigados na Associação Rural. No momento, são 20 cachorros, que foram encontrados na Balsa, Mário Menegheti e Doquinhas. Caso você tenha avistado um cachorro sem tutor, entre em contato com a Defesa Civil.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pedreiras, Vila Nova, Gruppelli, Santa Silvana, Cascata, Corrientes, Cruzeiro e Jardim de Allah não terão atendimentos ao público.

Em caso de emergência, ligue 153 (Guarda Municipal), 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome