Nesta segunda-feira (9), completa uma semana do início do funcionamento do corredor exclusivo para ônibus na principal avenida do bairro Fragata. Desde o primeiro dia, está em andamento a Operação Duque de Caxias, que garantiu o fluxo do trânsito sem o registro de ocorrências graves no período. A ação consiste na realização de trabalho educativo, com agentes de Trânsito posicionados ao longo da via, além de uma viatura volante, para orientar condutores e motoristas de veículos de carga e descarga sobre a proibição de estacionar na pista da direita, dos dois lados, apontando, como locais corretos para estacionamento, os bolsões do canteiro central e locais específicos para atividades com volumes.
“Estamos mantendo o telefone (53) 3227.5402 e o e-mail [email protected] para a população apresentar sugestões ou denúncias em relação ao planejamento de trânsito da avenida Duque de Caxias. Consideramos positiva a primeira semana de orientação para as questões que envolvem o uso exclusivo do corredor de ônibus e os estacionamentos de forma geral na Duque. A grande maioria dos motoristas já entendeu e está cumprindo as regras”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
A Prefeitura continuará, durante toda a semana, com a Operação Duque de Caxias em atividade. Quando chegam informações à Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), sobre estacionamento irregular, imediatamente a Central comunica aos agentes já posicionados na avenida, que vão ao local específico para orientar o condutor. Se o motorista não for localizado por telefone, cujo contato é identificado pela consulta feita à placa, um folder explicativo é fixado no veículo, para que a irregularidade seja corrigida.
“Durante a primeira semana, foram registrados alguns locais, onde motoristas, por desconhecimento das novas regras ou desatenção, estacionaram em local não permitido. Continuaremos com as ações de conscientização e prestando informações, principalmente, aos que ainda não entenderam a proibição de circular ou estacionar nos corredores de ônibus, para que corrijam suas localizações”, pontua Al-Alam.
O corredor de transporte coletivo está sinalizado com placas aéreas de exclusividade para ônibus autorizados, pintura horizontal e placas verticais. Os bolsões de estacionamento, no canteiro central, oferecem número de vagas superior ao que comportaria junto ao meio-fio das calçadas.
A STT esclarece que a expectativa do funcionamento do corredor exclusivo é a agilidade no deslocamento do transporte coletivo, beneficiando usuários com mais conforto e economia de tempo no trajeto. “Além disso, a criação do corredor colaborou para a organização, embelezamento e aproveitamento do canteiro central da avenida”, acrescenta o secretário Flávio A-Alam.
O corredor da avenida Duque de Caxias é exclusivo para deslocamento do transporte coletivo entre as avenidas Presidente João Goulart e Pinheiro Machado. Da Pinheiro até a avenida Cidade de Lisboa, o trânsito é compartilhado, mas não é permitido estacionar. Motoristas podem parar o veículo na pista de ônibus em casos de embarque ou desembarque, e não podem permanecer no local. Se precisarem dobrar, podem fazê-lo acessando a faixa exclusiva próximo à rua em que vão entrar.