Prefeita de Pelotas sanciona Lei para ações de combate ao racismo institucional

Lei 6.951/2021 autoriza o Poder Executivo a instituir políticas públicas para promover a igualdade racial. (Foto: Michel Corvello)

Na manhã de segunda-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) aprovou, sancionou e promulgou a Lei 6.951/2021, que autoriza o Poder Executivo a instituir “Políticas Públicas de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional e Intolerância”.

A assinatura ocorreu no Paço Municipal, com a presença do vice-prefeito Idemar Barz e dos vereadores autores da Lei César Brizolara – Cesinha (PSB), Michel Promove (PP) e Paulo Coitinho (Cidadania).

A Lei 6.951 tem a finalidade de promover o enfrentamento ao racismo institucional na esfera pública municipal, com o objetivo de diminuir a desigualdade racial e a intolerância nas instituições públicas municipais e criar políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

Para fins do disposto nesta Lei, compreende-se como racismo institucional toda ação ou omissão arbitrária, relacionada à raça, cor ou origem étnica da vítima, praticada por agentes públicos no exercício de suas atribuições.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome