
A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, na segunda-feira (1º), com alunos do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura. Eles entregaram uma carta com propostas para tornar Pelotas mais acessível e inclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro ocorreu na Secretaria de Cultura (Secult), onde se realiza, até sexta-feira (5), a exposição artística em comemoração aos dez anos da instituição.
Dentre as alternativas listadas na carta, está o incentivo à criação de comitês nas escolas e universidades que tenham alunos com deficiência e suas composições, a fim de aumentar a representatividade. Oportunizar estágios remunerados com reserva de vagas para autistas e mudar as sirenes das instituições de ensino, para sinais sonoros que não causem incômodos sensoriais, também foram itens solicitados.
“Podem ter certeza que vou ler com muito afeto e carinho que tenho por essa causa que tem nos mobilizado há muito tempo. O projeto que desenvolvemos em Pelotas, voltado ao autismo, é referência para todo o Estado e precisamos reconhecê-lo para nos sentirmos mais fortes, mas ainda há muito a ser feito”, ressaltou a gestora.
A criação da carta se deu por projeto desenvolvido no Centro para estimular as atividades sociais dos estudantes. O piloto foi em 2023, com dois grupos, e, neste ano, mais duas turmas foram formadas. Com auxílio de dois professores da instituição, também autistas, o documento foi escrito, contendo desejos e anseios.
A expectativa para encontrar a prefeita era alta, conforme contou a diretora do Centro de Atendimento ao Autista, Débora Jacks. “É muito importante a gestora do Município estar aqui falando com eles e ouvindo o que têm a dizer. Essa oportunidade para eles e para os profissionais do Centro é muito importante para se sentirem valorizados”, afirmou.
Também participaram do encontro os secretários de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Cultura, Paulo Pedrozo, e a gerente do Departamento de Manifestações Populares da pasta, Helenira Brasil.
Comemoração dos dez anos da instituição
As comemorações dos dez anos do Centro de Atendimento ao Autista Doutor Danilo Rolim de Moura começaram nesta segunda-feira e se estendem até o domingo (7). Ao mesmo tempo, é celebrada a 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, neste ano, com o tema Valorize as Capacidades e Respeite os Limites. A programação completa pode ser conferida em (https://www.pelotas.com.br/noticia/pelotas-celebra-dez-anos-do-centro-de-atendimento-ao-autista).