Prefeita de Pelotas faz comunicado prestando orientações e esclarecimentos à comunidade

Comunicado aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (17). (Foto: Gustavo Vara)

Durante a manhã desta sexta-feira (17), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), utilizou as redes sociais para mais um comunicado que atualiza a população referente à situação das cheias no município. Até às 10h, o nível do Canal São Gonçalo era de 2,94 metros.

Inicialmente falando sobre a ocorrência de uma bomba instalada de forma irregular em um condomínio particular da cidade – notícia que viralizou nas redes sociais durante a noite de quinta-feira (16), a prefeita explicou que não houve envolvimento da Prefeitura ou autorização prévia do Sanep para a instalação do equipamento, assim, encaminhando a ocorrência ao Ministério Público, para que medidas judiciais sejam tomadas. Conforme Paula, a Polícia Ambiental (Patram), junto do Sanep e da Guarda Municipal, foram até o local para verificar a situação e notificar administrativamente e criminalmente os responsáveis pela instalação do aparelho.

Em Pelotas, por sua vez, ao longo da quinta-feira, as águas do Canal São Gonçalo apresentaram um pico de subida, alcançando 3,03 metros. Ao longo da noite, no entanto, houve lento recuo, mas apesar da melhora, a previsão é de que a situação mude a qualquer instante e por isso, a recomendação da Prefeitura é de que os moradores permaneçam em alertas às zonas de risco.

Áreas de Risco – Confira o Mapa

O mapa das áreas de risco segue válido.
Áreas vermelhas: devem ser evacuadas.
Áreas laranja: devem permanecer em alerta.

Água no Quadrado
O Sanep realizará um procedimento de recuperação das fissuras na estrutura do Quadrado para evitar a vazão de água.

Galeria de Drenagem
Devido ao nível alto do canal, algumas galerias de drenagem estão funcionando de forma inversa, com a água voltando para as ruas.
Diante disso, o Sanep fechou 26 galerias para melhorar a situação. No entanto, nem todas podem ser fechadas, visto que isso faria com que a água das ruas entrasse nas casas. Em áreas onde a lâmina d ‘água está crescendo, o Sanep está usando uma bomba móvel para levar a água para o canal São Gonçalo.

Aulas
Até sábado (18), será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura uma posição sobre o retorno das aulas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

1 comentário

  1. É louvável a atuação da nossa prefeita que está à frente nessa batalha, imune às críticas a que está sujeito todo ente que age. ”

    Jogador que mais joga, é o que mais comete faltas”!

    É bastante cômodo ficar sentado no banco de reservas, tecendo críticas…

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome