
Em um cenário inovador e tecnológico, a Planfer reuniu mais de 377 participantes no Dia de Campo: Por Dentro das Lavouras, realizado na quinta-feira (27), no Centro Português 1º de Dezembro, em Pelotas. O evento foi marcado por uma experiência imersiva inédita na região Sul, onde os visitantes puderam conhecer, em detalhes e de forma virtual, o manejo das lavouras de soja e arroz.
Pioneira na proposta, a iniciativa integrou conhecimento técnico, inovação e interatividade em um ambiente fechado, oferecendo segurança e conforto mesmo diante das condições climáticas adversas. Informação, inovação e tecnologia caminharam juntas para fortalecer ainda mais o agronegócio e preparar o campo para os desafios do futuro.
Realizado em parceria com o Centro Tecnológico do Chasqueiro (CTC), o dia de campo foi uma forma inovadora de levar conhecimento sobre as lavouras de soja e arroz, com imersão e tecnologia a convidados e fornecedores. Com fones de ouvido individuais, os participantes puderam acompanhar as palestras de forma silenciosa e simultaneamente, sem ruídos externos, garantindo mais foco e aprendizado.
Eles percorreram as sete estações, que contaram com mais de 130 metros de painéis de LED, criando um ambiente interativo e sensorial, pensado para transformar a experiência no campo, uma forma de conectar o agro com o futuro. Nas estações temáticas, foram abordadas as principais tendências e desafios do agronegócio, por especialistas da área, que compartilharam conteúdos técnicos e práticas inovadoras para aplicação direta no campo, auxiliando os produtores a obterem melhores resultados.
A gerente de marketing, Juliana Hax, idealizadora do evento, explica que este foi o 11º Dia de Campo realizado pela empresa e que tradicionalmente ocorria no CTC em Arroio Grande. “De uns anos para cá se percebeu, através de conversas informais com nossos clientes, que o antigo modelo, que leva o cliente ao campo e apresenta de forma um pouco cansativa o que está sendo executado no local, estava perdendo força”, ressalta.

Segundo ela, o formato tradicional dos dias de campo já mostrava sinais de desgaste para o público. Os participantes chegavam cedo, por volta das 7h30 ou 8h, e iniciavam um circuito por sete parcelas experimentais, com duração média de 20 minutos em cada uma – o que somava quase três horas de roteiro. Em cada parada, eram apresentadas técnicas, manejos e especificações detalhadas dos experimentos.
No entanto, o forte calor do verão, aliado à exposição ao sol e ao desconforto causado pelas condições climáticas, acabava prejudicando a experiência. Problemas com a qualidade do som e o vento interferindo na audição também contribuíam para a dispersão do público ao longo do percurso.
A partir disso, o evento passou a ser repensado para entregar o conteúdo de maneira diferente, chegando ao modelo que foi apresentado neste ano. “Desde dezembro, começamos a fazer a captação de imagens das lavouras, dos experimentos do CTC, detalhes dos estudos, que foram compilados em vídeos e resultaram nos mais de 130 metros de painéis de LED, utilizados como apoio no evento”, explica.
As sete parcelas foram mantidas, com os mesmos 20 minutos dedicados a cada uma, mas agora apresentadas em um ambiente controlado, dentro de um clube. Com ar-condicionado e fones de ouvido individuais, os participantes puderam acompanhar todo o conteúdo com conforto e qualidade, garantindo uma entrega mais eficiente e uma experiência muito mais imersiva com palestras silenciosas.
“O espectador consegue prestar mais atenção e se concentrar no conteúdo, o que ficou comprovado através da pesquisa de satisfação realizada ao final do evento”, ressalta. Juliana avalia que o evento já na primeira edição se consolidou e os retornos só trazem a certeza de que foi muito aceito pelos participantes. “Temos o desafio de pensar na edição de 2026 e superar as expectativas dos clientes já que a régua ficou bem elevada depois do que entregamos na última semana”, ressalta.
Em espaços exclusivos, os patrocinadores do evento ofereceram brindes e condições especiais aos participantes, uma oportunidade para estreitar relações com empresas do setor e conhecer soluções que fazem a diferença na produtividade agrícola. Entre os patrocinadores, destacam-se as marcas BASF, Corteva, FMC, Cibra, Condessa, Forquímica, Fronteira Sul, Rabassa e Roos.

A Planfer
Fundada em 1993 pelos amigos e sócios-presidentes, José Paulo Machado e Cesar Hax, a Planfer reúne soluções efetivas ao cliente em revenda de insumos agrícolas, assistência técnica especializada, recebimento de grãos e vitrine tecnológica. Com cinco unidades, atende mais de 20 municípios em toda a região sul do Rio Grande do Sul, constituindo-se uma aliada do produtor rural, do plantio ao pós-colheita.