Pesquisa da UFPel busca entender conhecimento da comunidade sobre inovação

Faixas e cartazes estão colocadas em prédios da UFPel, com o intuito de divulgar a pesquisa para as comunidades interna e externa da universidade. (Foto: Katia Helena Rodrigues Dias/UFPel)

Entender mais sobre como a população compreende o tema da inovação é um dos objetivos do Data Inova – Levantamento Institucional sobre Inovação elaborado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (Inova/UFPel). O projeto busca, por meio de um questionário que pode ser preenchido em cerca de três minutos, obter respostas tanto da comunidade interna da UFPel quanto da externa, sem vínculo com a instituição.

A iniciativa teve início no dia 3 de julho e se estenderá por três meses no site https://survey.ufpel.edu.br/index.php/863378. O superintendente da Inova/UFPel, Vinícius Campos, explica que a iniciativa também tem como foco levar informações para as pessoas.

“A gente tem uma hipótese de que há um desconhecimento de várias oportunidades e inclusive de coisas bem básicas como se a universidade tem uma incubadora, se a cidade tem um parque tecnológico, para divulgar realmente essas informações”, destaca. Ele cita ainda como exemplo o fato de a UFPel ser a líder no estado no depósito de patente, fato que pode não ser do conhecimento de todos. Neste sentido, ao final do questionário, os participantes poderão obter respostas para algumas das perguntas.

Os dados irão compor um relatório e, no final do ano, devem ser divulgados em um evento com a presença de autoridades e da comunidade.  Além disso, serão utilizados para basear decisões de gestão, desenvolvendo ações de acordo com o público. Na área da comunicação, por exemplo, poderão ser implantadas atividades de comunicação e conscientização sobre os temas menos conhecidos do público.

Pesquisa está sendo divulgada também em ônibus da universidade, que circulam pelos campus e prédios da instituição. (Foto: Katia Helena Rodrigues Dias/UFPel)

“A outra questão é a gente poder fazer algumas ações, por exemplo, de desenvolver cursos, formações específicas em cima desse tema pra alguma área da universidade, para algum curso, que a gente note que tem mais dificuldade, ou para alguma categoria, seja estudante, servidor, técnico, terceirizado, professores”, cita, apontando também a possibilidade de desenvolver disciplinas.

E as ações também devem se estender à comunidade externa, tanto na comunicação, com o sentido de informar sobre ações ligadas à inovação e à UFPel, quanto por meio de capacitação através de cursos, criando projeto em parceria com universidades, empresas, governos, tanto na área social quanto tecnológica.

“A nossa ideia com a universidade é transformar sendo não somente mais ensino, pesquisa e extensão, mas sendo inovação, ensino, pesquisa e extensão, não ser mais um tripé, mas um quadripé”

Para que o levantamento chegue ao máximo de pessoas, a campanha está sendo divulgada em diversos espaços da UFPel e nos ônibus, por meio de faixas, cartazes e busdoor. “Para também circular muito pela comunidade externa”, explica.

A iniciativa é da Inova junto com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, com auxilio da Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIN/UFPel) e apoio da Coordenação de Comunicação Social (CCS/UFPel).

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