Pelotas: Vila Farroupilha recebe o Ruas de Brincar

A tarde de domingo foi de atividades para as crianças do bairro. (Foto: Lucas Pereira)

O domingo (28) foi de festa para as famílias da Vila Farroupilha com o Ruas de Brincar, ação integrante do Plano de Bairro Amigo da Primeira Infância. A iniciativa reuniu dezenas de crianças e suas famílias na rua Manoel Cipriano de Moraes. Foi uma tarde de atividades lúdicas ao ar livre. A iniciativa faz parte do programa municipal Pelotas, Cidade das Crianças.

A caixa operadora Daiane Gomes mora na Vila Farroupilha há 30 anos e gostou da iniciativa, já que o lugar nunca recebeu esse tipo de evento. Ela conta que a filha Lívia adorou o programa, pois como ela trabalha a semana toda, não tem tempo de sair com a criança. Ela ainda afirmou que espera que tenha outras ações como essa, pois, por ser na rua, fica fácil de comparecer e cuidar da filha.

O vigia, Carlos Madeira, soube do Ruas de Brincar por panfletagem no bairro e está apoiando a ação. Ele considera uma coisa boa ter espaço para as crianças brincarem e, com outros integrantes da comunidade, já está planejando algo inspirado nessa ação para o dia 12 de outubro.

A coordenadora do Programa Pelotas, Cidade das Crianças, Carmem Roig, disse que a ação é mais uma na Farroupilha, onde já estão sendo realizadas uma série de benefícios e benfeitorias. “A gente veio pra cá pra escutar as crianças, o que elas querem para o futuro desse bairro, o que elas desejam de melhor para viverem aqui”.

Ela diz que vizinhos colaboraram e que uma casa virou QG para guardar os objetos. “A brincadeira é de brincar livre: de sapata, de corda, correr de bicicleta, jogar bola… E, eu estou muito feliz com esse momento. É muito importante ver a união. A gente tem que se juntar, o poder público e a comunidade, fazendo o melhor para o lugar, pensando principalmente nas crianças, para quem essa cidade tem que ser confortável, lúdica e segura, e consequentemente vai ser bom pra todo mundo que morar aqui”, garantiu.

A diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes participou da atividade. O programa é apoiado pela Fundação Van Leer, Urban95, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e o coletivo Mãos: Arquitetura. Terra. Território.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome