Equipe do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS) da Prefeitura já vistoriou as instalações do Centro de Eventos e procedeu na renovação, por mais um ano, do Alvará Sanitário, com vistas à realização da 29ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de 2 a 18 de junho. A relação dos expositores que comercializarão alimentos foi repassada à Visa, e os profissionais elaboraram e expediram documento, a cada comerciante, com orientações para que a atividade transcorra de acordo com a legislação, com o menor risco possível para os consumidores.
“Na próxima semana, os profissionais do Setor de Alimentos da Visa ainda farão mais uma vistoria nos pavilhões da Feira, antes que o evento se inicie. Durante todo o período de realização da Fenadoce, haverá fiscalização pelos agentes da Vigilância, para verificar se as medidas corretas para o comércio alimentar estão sendo adotadas. Além das orientações documentadas e já entregues aos expositores, é recomendado que álcool gel 70% seja disponibilizado para uso pelos comerciantes e pela população visitante e frequentadora do evento”, informa o chefe de Departamento da Visa/SMS, Sidnei Louro Jorge Júnior.
Os documentos com as orientações, elaborados pelo Setor de Alimentos da Visa/SMS, começaram a ser expedidos para comerciantes da Praça da Alimentação, seguidos pelos setores Doceiras e Agricultura Familiar. Para cada setor, há regras gerais e especificidades relacionadas à atividade.
Confira as orientações
Praça da Alimentação
– Manipulador de alimentos: uniforme limpo, completo, com proteção nos cabelos, unhas curtas e sem esmalte. Não utilizar adornos, como brincos, anéis, pulseira, relógio e outros. Homens devem estar barbeados.
– O manipulador de alimentos não deve fazer recebimento de dinheiro e cartões.
– Bancadas devem ser de material liso, de fácil higienização, limpas e organizadas.
– Produtos de limpeza não devem ser armazenados com os alimentos.
– Manipuladores de alimentos devem lavar as mãos com a frequência necessária, em lavatório exclusivo para essa finalidade, provido de sabonete líquido e toalha de papel, localizado na área de manipulação.
– Alimentos perecíveis devem ficar o mínimo de tempo possível em temperatura ambiente, somente o necessário para a manipulação.
– Alimentos perecíveis devem permanecer em temperatura adequada, refrigerados até 5ºC. Os congelados, no mínimo -18ºC ou de acordo com o fabricante.
– Alimentos, bebidas e embalagens devem ficar armazenados em estrados e/ou prateleiras, não podendo ficar diretamente no chão.
– As lixeiras da área de manipulação devem ser com tampa e acionamento por pedal.
Doceiras
– Manipulador de alimentos: uniforme limpo, completo, com proteção nos cabelos, unhas curtas e sem esmalte. Não utilizar adornos, como brincos, anéis, pulseira, relógio e outros.
– O manipulador de alimentos não deve receber dinheiro e cartões.
– Doces à base de ovos e com frutas devem ser mantidos sempre sob refrigeração.
– Bancadas devem estar limpas e organizadas.
– Alimentos, bebidas e embalagens devem permanecer armazenados em estrados e/ou prateleiras, não podendo ficar diretamente no chão.
– O ponto deve ter disponibilidade de sabonete líquido e toalha de papel para higienização dos manipuladores.
Agricultura Familiar
– Manipulador de alimentos: uniforme limpo, completo, com proteção nos cabelos, unhas curtas e sem esmalte. Não utilizar adornos, como brincos, anéis, pulseira, relógio e outros.
– O ponto deve ter pessoa específica para o recebimento de dinheiro e cartões.
– O local deve estar limpo e organizado.
– Alimentos não embalados devem estar sempre protegidos.
– Alimentos perecíveis devem ser mantidos em temperatura adequada, refrigerados até 5ºC. No caso dos congelados, no mínimo -18ºC ou de acordo com o fabricante.
– Alimentos, bebidas e embalagens devem ser armazenados em estrados e/ou prateleiras, não podendo ficar diretamente no chão.