Pelotas: Usuárias do Retrate obtêm a Carteira de Artesãs

Parceria com a FGTas garante a emissão do documento às participantes do projeto. (Foto: Divulgação)

Nessa quinta-feira (28), representantes da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) estiveram na Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate) para emitir a Carteira de Artesã às usuárias do serviço da Prefeitura que tinham interesse em obter o documento. Doze mulheres comprovaram o trabalho com artesanato, e, agora, tem mais possibilidades de comercialização dos seus produtos.

A Carteira do Artesão é o reconhecimento como profissional autônomo que possibilita a contribuição para a Previdência Social e emissão de notas fiscais das vendas com a isenção do ICMS. O artesão também pode obter declaração de rendimentos, participar de exposições, feiras e eventos no Brasil e no exterior.

Para solicitar o documento é necessário apresentar três peças prontas de cada técnica e fazer um teste de habilidade, ou seja, produzir uma peça, do início ao fim, na presença de funcionários da FGTAS.

A coordenadora do Retrate, Fernanda Pinto, diz que foi uma importante conquista para as artesãs que produzem muitas peças de qualidade e que, agora, terão novas oportunidades de para comercializar, além de garantir direitos previdenciários como artesãs.

O coordenador do FGTS/Sine Pelotas, Glauber Bürkle, explica que o artesanato é uma alternativa, ou até a principal fonte de renda, para muitas famílias e, pela atividade do Retrate que, além de qualificar os usuários para o trabalho, promove a integração deles, considera importante a parceria que facilita a emissão dos documentos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome