Pelotas: Sistema de aluguel de bicicletas “BikePel” será reformulado

Sistema de aluguel compartilhado de bicicletas passará por mudanças pelos próximos meses. (Foto: Prefeitura de Pelotas)

Atendendo usuários de bicicletas, desde outubro de 2019, o BikePel, sistema de aluguel compartilhado de bikes, regulamentado pela Prefeitura, vai passar por reformulação durante os próximos meses. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), que fiscaliza o modal, informa que, para as mudanças no formato, será necessária a suspensão temporária dos serviços, por cerca de 60 dias, a partir de 1º de março.

“No período que o BikePel estiver desativado, a empresa Serttel, responsável pelos serviços, fará reformulações para tornar o projeto sustentável economicamente e para modernização da operação”, esclarece o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

O BikePel implantará novo sistema de trava nas bikes, com a inclusão de cartão Smartcard. “Essa novidade facilitará o processo de liberação das bicicletas e possibilitará a distribuição prévia de créditos aos usuários e a integração com outros modais de transporte da cidade”, salienta o secretário.

Entre as reformulações, consta a possibilidade de instalação de painéis digitais de publicidade, que também servirão como totens identificadores de estações e contribuirão para a viabilidade econômica do projeto. A frota de bicicletas será renovada e haverá a volta das cem unidades mínimas.

Al-Alam comenta que a Prefeitura vinha solicitando algumas melhorias no projeto das bicicletas compartilhadas à empresa, que concordou em fazer mudanças, mas precisará suspender pelo período de dois meses as atividades e voltar com novidades – o que deverá fortalecer o sistema. Dúvidas e sugestões de usuários podem ser encaminhadas à Prefeitura ou à própria Serttel.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome