Pelotas: São Gonçalo volta a atingir os 3m, previsão de chuva e ventos deixa alerta

Canal São Gonçalo atingiu novamente a marca de 3m metros. (Foto: Janine Tomberg)

Com as condições desfavoráveis, nível do Canal São Gonçalo volta a atingir os 3 metros, às 16h deste domingo (19). Como anunciado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), as águas no município voltaram a subir. A medição da Lagoa dos Patos voltou a ser medida pelo Laboratório HidroSens da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), registrando um aumento para 2,75m, no mesmo horário.

Entre os fatores negativos para a situação das cheias em Pelotas, está o segundo pico do Lago do Guaíba, de Porto Alegre, que vem aumentando o volume água em Pelotas. Além disso, há os ventos em direções desfavoráveis e os grandes volumes de chuva previstos para os próximos dias. Confira a previsão para esta semana em Pelotas.

Com o tempo já nublado, as chuvas devem se intensificar a partir de terça-feira (21), dia em que são previstos 26mm, de acordo com o site de meteorologia Climatempo. Na quarta-feira (22), a previsão é de 64mm de chuva, com intensidade forte durante o dia e menor intensidade durante a noite, porém contínua.

Já na quinta-feira (23), a incidência de chuva deve chegar aos 24mm e inicia-se a fase de lua cheia, a qual deve aumentar a maré durante a noite, de acordo com informações repassadas pela prefeita.

A sexta-feira (24) ainda apresenta possibilidade de chuva durante o dia e a noite, chegando à 17mm de precipitação. Segundo informações da MetSul Meteorologia, haverá muitas nuvens, chuva, garoa e vento moderado a forte com queda acentuada da temperatura e baixa sensação térmica na maioria das regiões gaúchas. As rajadas de vento podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste do estado.

A chuva deve parar no sábado (25), quando a previsão de sol com muitas nuvens à tarde e céu nebuloso à noite. Ainda segundo a MetSul, o ar mais seco e de alta pressão de origem polar afastará a instabilidade, e o sol predominará no Rio Grande do Sul, porém com frio intenso de dia típico do auge do inverno.

Além disso, o site de meteorologia alerta que na sexta e no próximo fim de semana, o ingresso de uma forte massa de ar polar vai gerar vento sul forte intenso no Norte da Lagoa dos Patos, o que gerará represamento do Guaíba. Esse vento também deve gerear ondas na Lagoa dos Patos. Isso fará com que as condições na sexta e em parte do sábado em vários pontos da orla da lagoa se assemelhem a de uma maré de tempestade no oceano, com inundações e ondas altas acompanhando o vento forte, o que trará inundações.

O frio intenso vem no final da sexta, no próximo fim de semana e no começo da semana, trazendo temperaturas abaixo de zero em várias regiões e geada ampla.

*Com informações do Climatempo e MetSul Meteorologia

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome