Pelotas: Ruas de Lazer será em parceria com a Taça das Favelas

Décima edição do evento terá abertura inicial às 9h, no estádio Bento Freitas, com entrada gratuita, e ocorre até 17h na avenida Juscelino Kubitschek. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A 10ª edição do Ruas de Lazer será no domingo (6), com projetos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Prefeitura de Pelotas e a Taça das Favelas, realizada pela Central Única das Favelas (Cufa). Com abertura oficial às 9h, no estádio Bento Freitas, onde ocorrerão os jogos do torneio, com entrada gratuita, as atividades se estendem até as 17h, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre as ruas General Argolo e Barão de Butuí.

A Prefeitura estará presente com brinquedos infláveis, os projetos Vida Ativa e Aulão de Ritmos, Escolinha de Trânsito, doação de mudas pela Secretaria de Qualidade Ambiental e o Nota Legal Pelotense da pasta da Fazenda. Além disso, feira de artesanato de feirantes autônomos, atrações culturais e artísticas, bem como atividades esportivas estarão à espera do público. O trânsito na avenida Juscelino, no sentido bairro/Centro, ficará fechado, durante a realização do evento, desde a avenida Bento Gonçalves.

Ruas de Lazer + Taça das Favelas

A Taça das Favelas é considerada a maior competição de futebol entre favelas e periferias do mundo e é realizada pela Cufa desde 2012. Neste ano, acontece pela primeira vez, com financiamento do governo do Estado, no Rio Grande do Sul, com etapa classificatória em Pelotas. Por isso, toda a população é convidada a prestigiar os jogos no estádio do Grêmio Esportivo Brasil.

Conforme levantamento da Assessoria Especial do Esporte, Pelotas estará representada no torneio por oito times, com times masculinos, meninos entre 14 e 17 anos, e femininos, meninas entre 15 a 17 anos de idade, dos bairros Navegantes, Dunas, Vilas Castilhos e Hilda, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Três Vendas e Balneário dos Prazeres. Outras 24 cidades também irão participar.

Programação artística e musical confirmada no palco

– Às 11h: Aulão de Ritmos (Vida Ativa)
– Às 14h: Dmix Charme
– Às 14h30min: Trem do Sul
– Às 15h30min: Tropa da Dança (UFPel)
– Às 16h: Projeto Carinho (UFPel)
– Às 16h30min: Serginho Mc’s Pelotas

Projetos participantes do evento

* Vida Ativa, brinquedos infláveis, Artes Marciais e Aula de Ritmos
* Projeto doação de mudas – Ciclo Verde (Secretaria de Qualidade Ambiental)
* Escolinha de Trânsito (Secretaria de Transporte e Trânsito)
* Nota Legal Pelotense (Secretaria da Fazenda)
* Projeto Tênis de Mesa (UFPel)
* Disciplina de Lazer e Circo (UFPel)
* Projeto Núcleo de Estudos em Saúde Única/Nesu (UFPel)
* Curso de Geoprocessamento (UFPel)
* Geoparque: Paisagem das águas (UFPel)
* Espaço para a prática de basquete (bola e tabela da Esef da UFPel)
* Projeto Physiosport (UFPel – localizados dentro do Estádio Bento Freitas)
* Alunos de Educação Física da Esef (atuando dentro do Estádio Bento Freitas)
* Time de Hockey indoor (Pelotas Patos)
* Antiqua Rugby
* Van com brinquedos infláveis e atrações para jovens e crianças (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer)

Sobre a iniciativa

O Ruas de Lazer está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel em iniciativa dos professores do curso de Educação Física, com a participação de outras unidades da Universidade. Desde seu planejamento, em julho de 2021, a Prefeitura de Pelotas firmou parceria com a instituição por meio de diversos serviços ofertados pelas secretarias do Município.

A proposta do projeto é fazer com que a população utilize o espaço público como local de lazer, ocupando a rua com cadeiras de praia, bicicletas, patins, skates ou a pé, desfrutando de momentos ao ar livre e usufruindo de todos os serviços oferecidos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome