Na manhã de quinta-feira (4), a Inspetoria de Pelotas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas.
A regional, fundada em 1971, completa 50 anos nesta sexta-feira (5) e foi a primeira do CREA-RS em interiorização no atendimento e representatividade. Com sede no centro de Pelotas, atende também mais de 16 municípios da região, que conta com cerca de 2,7 mil profissionais inscritos na jurisdição e tem como principal objetivo a fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, de nível superior.
A homenagem pelo cinquentenário foi recebida pela presidente estadual do CREA, a Engenheira Nanci Walter, que, ao ser eleita no ano passado, tornou-se a primeira mulher a presidir o conselho gaúcho e a primeira profissional de Engenharia Ambiental a assumir o cargo em todo país. Em sua fala, Nanci ressaltou a importância do conselho para os profissionais, e saudou o empenho da equipe. “O nosso conselho não tem problemas, mas tem muitos desafios”, disse Nanci, que dedica as superações até aqui ao empenho da equipe.
Os inspetores de Pelotas, engenheiros civis Miguel Medina Júnior, Rui Miller Lucas e Jacques Reydams, acompanharam Nanci no recebimento da placa.
O vereador Cristiano Silva (PSDB), proponente da homenagem, destacou que a engenharia, projetou e ergueu grandes feitos da humanidade, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. “Prestei o reconhecimento pela trajetória da primeira regional fundada pelo CREA-RS, que completa 50 anos de representatividade no Rio Grande do Sul, fiscalizando e aperfeiçoando o exercício da profissão e das atividades das áreas profissionais de engenharia e agronomia”, disse o presidente da Câmara Municipal.
Na cerimônia, também foram homenageados os ex-inspetores-chefes, o engenheiro agrônomo Orlando Rego Magalhães Filho, representado pelo neto Ignâcio Magalhães e o também engenheiro agrônomo Carlos Lhullier Cunha (in memorian), representado pela viúva Maria Tereza Pouey, acompanhada da filha Mariana. O acadêmico em Engenharia Civil Maikon Pires recebeu a placa de mérito acadêmico.
Outras homenagens
O vereador Marcos Ferreira (Marcola) (PTB), homenageou o Tenente Coronel da Brigada Militar, Márcio André Facin, pelos serviços prestados à comunidade como ex-comandante do 4º BPM. Já o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) entregou a placa de reconhecimento ao inspetor Júlio Barros da Costa pelos seus 50 anos de Polícia Civil.