Pelotas realiza cursos para jovens em situação de vulnerabilidade

O projeto Escalada é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social (Foto: Divulgação/Pacto)

O município deu início a uma série de atividades dentro do Mapa de Oportunidades, programa que integra o eixo de Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. A empresa M2 Consultoria, parceria da prefeitura, viabilizou aos alunos do projeto Escalada – voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social – um curso de gestão empresarial, com objetivo de prepará-los para o primeiro emprego. Outras duas ações estão previstas para iniciar em junho e agosto, também voltadas à introdução desse público no mercado de trabalho.

O curso de gestão empresarial é destinado a jovens com idades entre 14 e 22 anos, e terá duração de seis meses. A M2 ofereceu 15 vagas, conforme explicou o coordenador do Mapa de Oportunidades, professor Gilnei Brauner. Eles aprenderão como montar uma empresa com materiais recicláveis e realizar o planejamento estratégico, além da gestão de pessoas, com simulações de entrevistas, elaboração de teste vocacional e feira de profissões.

“Os alunos também aprenderão empreendedorismo, inglês, de forma oral e escrita, e educação financeira. Durante e após o término do curso, os jovens têm a possibilidade de ser encaminhados ao mercado de trabalho, com apoio das empresas parceiras”, pontuou Brauner.

Preparação para o mercado de trabalho nas Emefs

Entre os dias 6 e 10 de junho, o projeto Escalada vai levar até as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco Caruccio e Doutor Mário Meneghetti um curso básico de preparação para o mercado de trabalho. 30 jovens de cada educandário serão  beneficiados.

Após a realização do curso, será oferecida, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, uma imersão em Tecnologia da Informação (TI) e prática em condução de entrevistas e elaboração de currículo. Essa ação vai ocorrer na Emef Francisco Caruccio.

A expectativa é que, no período de julho até novembro, outras escolas do município recebam a iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz.

Quatro meses de curso com diversos temas a serem aprendidos

A partir do dia 1ª de agosto, o município, em parceria com o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social de Orientação e Formação Profissional de Pelotas/RS (Senalba), vai oferecer sete módulos de preparação ao mercado de trabalho, com turmas de até 30 alunos. O local escolhido para sediar as atividades foi a escola Francisco Caruccio, devido a sua estrutura. Serão atendidos, também, estudantes das Emefs Amílcar Gigante, Doutor Mário Meneghetti e Frederico Ozanan. O curso se estende até novembro.

“Cada módulo terá a duração de 16 horas e será realizado no turno da tarde, sendo a condução de responsabilidade do Senalba. O aluno que frequentar terá absorvido uma gama de conteúdos essenciais para começar seu desenvolvimento profissional e aprimorar o seu lado pessoal”, pontuou o coordenador do Mapa de Oportunidades, professor Gilnei.

Confira a programação do curso

de 1º a 5/8:

Preparando-se para o primeiro emprego;

de 15 a 19/8:

Gestão empresarial;

de 12 a 16/9:

Elaboração de currículos e entrevistas;

de 26 a 30/9:

As principais mudanças na reforma trabalhista;

de 3 a 7/10:

Educação ambiental e sustentabilidade;

de 17 a 21/10:

Marketing pessoal; e

de 7 a 11/11:

Autogestão.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome